Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Bacabal sedia etapa do Fórum Regional de Cultura

Publicado

em

Representantes dos municípios da região Central do Maranhão, incluindo o Médio Mearim, se reuniram, sábado, 22 e domingo, 23, no Centro Franciscano de Animação Missionária de Bacabal (Cefram), onde discutiram assuntos ligados à municipalização da cultura. O evento contou com a participação de gestores públicos e culturais e representantes da sociedade civil. A cidade é a segunda a sediar o Encontro, que acontecerá, ainda, em Codó, Imperatriz e São Raimundo das Mangabeiras.

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) vem realizando encontros, com o propósito de debater todos os processos relacionados à institucionalização da cultura em todo o Maranhão, bem como levar informações acerca da municipalização cultural. Nesse contexto, já foram realizados seminários sobre o Sistema Nacional de Cultura, sobre a ‘territorialização cultural’, bem como a Conferência Estadual.

Segundo a secretária-adjunta de Cultura, Marlilde Mendonça Abreu, em cada uma dessas oportunidades, os participantes, gestores políticos e culturais, conhecem, de maneira mais detalhada, a nova fase por que o setor vem passando, desde 2005. “Foi o ano em que a cultura deixou de ser vista como despesa pública e passou a ser encarada como um campo de investimentos”.

 “Esses eventos promovidos pela Secma têm funcionado como uma convocação da sociedade civil e dos representantes públicos para o desenvolvimento sustentável da cultura. Com isso, as pessoas estão vendo que a valorização e o incremento cultural só acontecem quando todos os segmentos sociais se envolvem”, destaca Marlilde Abreu.

A secretária-adjunta acrescenta, ainda, que a função de levar informação para o Maranhão está sendo cumprida. Os Fóruns Regionais possibilita que o estado  faça a municipalização da cultura.

Para o prefeito de Esperantinópolis, Mario Jorge Carneiro, esse envolvimento intersetorial vem acontecendo devido ao maior engajamento das pessoas. “Todos estamos percebendo que a cultura está ganhando uma importância cada vez maior dentro da economia do Maranhão, o que vem acontecendo devido não apenas à atual conjuntura nacional, mas, sobretudo, pelo interesse do nosso Governo Estadual”, ressaltou.

Debates

Neste sábado (22), no Fórum em Bacabal foram realizadas palestras centradas no processo de municipalização. Temas como “Institucionalização da cultura”, “Sistema Nacional de Cultura (SNC)”, “Sistema Estadual e Municipal de Cultura” e “A capacitação na área da gestão cultural”, entre outros, serão abordados por técnicos da Secma e por representantes do Ministério da Cultura.

No domingo, das 9h às 11h, foi realizada a Oficina de Capacitação para Multiplicadores dos Microprojetos, por meio do Programa Mais Cultura. A atividade é voltada a pessoas que trabalham ou pretendem desenvolver ações na área cultural e terá a participação da representante do Ministério da Cultura (MinC), Selma Santiago.

Institucionalização

Conforme estabelecido pelo Ministério da Cultura, a partir da implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), todos os estados brasileiros deverão ter efetivado a municipalização cultural. Na prática, isso significa a criação de uma Secretaria ou Fundação de Cultura, de um Conselho, de um Fundo e de Leis de Incentivo à Cultura. Trata-se de um processo de formalização do setor cultural, tal qual já existe na Saúde e na Educação, por exemplo. “Somente assim, todos estarão aptos a receberem os recursos federais para o desenvolvimento de projetos na área da cultura”, finaliza a secretária-adjunta de Cultura do Maranhão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze