Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Caema adquire equipamentos para estações de água

Publicado

em

Visando melhorar a captação de água bruta e o tratamento de esgotos na capital e interior do Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) adquiriu 62 conjuntos de motor-bombas para os Sistemas de Esgotamento Sanitário e para os Sistemas de Abastecimento de Água. São 33 conjuntos de motor-bombas submersivas para os Poços de Reunião, 18 conjuntos de motor-bombas centrífugas, com vazões diversas e eixos horizontais e 7 conjuntos motor-bombas centrífugas para a captação de águas bruta nos Sistemas de Abastecimento de Pedreiras e Itapecuru.

Os Poços de Reunião são os locais onde são despejados os dejetos para depois serem enviados para as estações de tratamento por meio das Elevatórias de Esgotos. As principais Estações Elevatórias a serem beneficiadas com as bombas submersivas são: Avenida Litorânea, Portinho, Bacanga, Ana Jansen 1.2, Ana Jansen 1.3, Iemanjá, Ponta d’Areia, Lusitanos, Areinha, Quintas do Sol Turú III,Vivendas do Turu e Parque Timbira.

As bombas centrífugas serão instaladas nas Estações Elevatórias do Calhau II, Planalto Vinhais, Lago Verde, Avenida Litorânea, Novo Tempo II, Rua da Estrela no Centro, Ipem São Cristóvão, Juçara, Pimenta II, São Domingos, Campo Verde e Pindaré. Serão instalados ainda, 4 conjuntos motor-bombas no Sistema de Barra do Corda, pertencente à Unidade de Presidente Dutra.

Para o diretor de Operação e Manutenção da CAEMA, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho, essa é mais uma grande aquisição por parte da Companhia, pois irá melhorar significativamente, a operacionalização dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento de Água. “Com as novas bombas, os serviços de esgotamento vão oferecer maior confiabilidade aos usuários, pois além de ampliar os serviços vão também servir como reservas para aquelas Elevatórias em funcionamento para que não haja ineficiência no setor”, afirma.

As bombas centrífugas servirão para aumentar a captação de água bruta dos Sistemas de Abastecimento de Peritoró e Lago da Pedra, ambos pertencentes à Unidade de Negócio de Pedreiras que será beneficiada com 3 conjuntos motor-bombas. Outra Unidade a ser beneficiada com os serviços é Itapecuru, que receberá 4 bombas que serão instaladas nas Elevatórias da cidade de Itapecuru.

As bombas centrífugas fazem o trabalho de captação da água bruta dos rios por meio de um mangote (mangueira de grande dimensão) que é colocado sobre uma plataforma móvel onde muda de posição de acordo com o volume de água dos rios em que são colocadas. As instalações desses equipamentos começaram antes do carnaval nas áreas da Avenida Litorânea e Lagoa da Jansen.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze