Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Cisne Branco chega ao Itaqui e fica aberto à visitação

Publicado

em

O navio veleiro Cisne Branco U 20, construído pelo estaleiro Damen, na Holanda, por ocasião da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em Lisboa, atracou no Porto do Itaqui, em São Luís, neste sábado, 24, onde vai permanecer cerca de três dias.

A Capitania dos Portos do Maranhão informou que a embarcação, a exemplo do que acontece em outros portos, ficará aberta à visitação pública, nesta segunda-feira, 26, das 15h às 20h. Nas cinco horas de exposição, o público terá permissão de conhecer os principais detalhes da embarcação.

“O Maranhão tem uma tradição marítima muito grande e São Luís, é uma ilha; tudo isso faz com que toda a população tenha uma forte ligação com o mar”, declarou o comandante da Capitania dos Porto do Maranhão, o capitão de Mar e Guerra, Calmon Bahia.

O comandante disse que o Cisne Branco é muito importante porque faz com que tradições e história marítimas aflorem com a perspectiva de conhecer o único navio veleiro do país. “Quem visitar o navio vai ficar satisfeitíssimo, pois é uma embarcação é especial”.

O navio tem 76 metros de comprimento, 10,6 metros de largura e calado de 4,8 metros. Pode atingir a velocidade máxima de 10,7 nós, o equivalente a 19,8 km por hora quando usado motor a diesel e de 32,41 km/h quando movido a vela. A tripulação, além dos oficiais também conta com estudantes em treinamento.

A embarcação, que pertence à Marinha do Brasil, exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão, entre outras, é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais. Desde a sua construção, esteve em vários países e em portos nacionais, como Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e o de Santos (SP), tendo recebido aproximadamente mais de 125 mil visitantes.

O comandante da embarcação, capitão de Mar e Guerra, Renato Melo, diz que está muito feliz em atracar no Porto do Itaqui, na primeira estada do Cisne Branco no Maranhão, desde que foi lançado ao mar, há 10 anos. “Estamos regressando para o Rio de Janeiro, após participarmos das comemorações do bicentenário de independência da Argentina e Chile, participando das elas Sudamérica 2010, estamos por quase seis meses longe de casa”, informou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze