Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Começa a esquentar a briga pelo comando dos municípios da região tocantina

Publicado

em

Enquanto em Imperatriz os principais grupos políticos estão ainda na fase de namoro, objetivando a formação das alianças que fortalecerão os candidatos a prefeito, nos outros municípios da região tocantina esquenta a disputa entre as várias lideranças que pretendem a todo custo manter ou retornar ao poder. É claro que esta disputa precisará muito do aval dos eleitores, estes, sim, os principais interessados e alvos dos que sonham em ser prefeito daqui a dois anos.

Com um eleitorado próximo dos seiscentos mil, a região tocantina ocupa lugar de destaque eleitoralmente, mas engatinha quando o assunto é lutar por posições no estado. Uma representação fraca na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa acomoda-se em brigar por segundo suplente de senador, ocupar diretorias sem expressão na Famem, entidade que representa os prefeitos e distante de indicar nomes para as composições dos principais grupos políticos na disputa pelo governo do estado.

Juntas, Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito representam mais de 50% dos votos da região, no entanto as principais lideranças não buscam o entendimento e ficam isoladas. Na eleição passada, foi eleito apenas um deputado federal, Hélio Santos (Açailândia), e um suplente, Davi Silva Júnior, e os deputados estaduais Antonio Pereira, Léo Cunha, Dr. Pádua, Carlinhos Amorim e Valéria Macedo, que juntos somaram pouco mais de 60 mil votos, ou o eleitorado de Açailândia. É muito pouco para quem deseja independência política. O restante dos votos foi dividido com os candidatos de outras regiões.

Com votos de Imperatriz, apenas Carlinhos Amorim teria sido eleito. Os outros tiveram que recorrer a votação nos outros municípios.

Com 24 municípios filiados, a Associação dos Municípios da Região Tocantina não tem manifestado uma imposição maior quando o assunto é relacionado aos prefeitos ou municípios. Agora mesmo, na eleição da Federação das Associações dos Municípios, a disputa ficou entre os prefeitos de Itapecuru, Júnior Marreca, e de São João dos Patos, Zé Mário.

Os prefeitos da região não procuraram uma união visando exigir cargos nas diretorias das duas chapas registradas ontem. Com isso, a atual presidente da AMRT, Vete Botelho, o prefeito de Sítio Novo, Carlos Jansen; o de Cidelândia, José Carlos; de São Pedro, Vanderlúcio; de Lajeado, Raimundo Milhomem, e de Estreito, Zequinha Coelho, ficaram em diretorias sem nenhuma expressão, quando poderiam lutar por indicação de vice ou representação em Brasília.

Com a divisão, nem mesmo na formação do secretariado estadual há força para solicitar a presença mais firme da região no secretariado.

A eleição municipal de 2012 poderá representar uma nova conjuntura política na região. Isto porque muito dos pretendentes são políticos jovens e que, além de vitória no pleito, pretendem se fortalecer objetivando a eleição estadual. Daí os principais motivos e embate que se registra nos principais grupos políticos das cidades que compõem a região tocantina. (Willian Marinho – O Progresso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze