Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Conferências de Juventude têm ampla participação popular

Publicado

em

O secretário de Estado de Juventude, André Campos, fez um balanço positivo das Conferências Macrorregionais de Juventude que estão sendo realizadas no Maranhão desde o fim de agosto. O evento tem se destacado como um espaço democrático, que tem registrado grandes discussões e participação maciça do segmento, compreendido pela faixa etária de 15 a 29 anos, das mais diversas correntes ideológicas. O próximo encontro será em Balsas, no domingo (18), com a Conferência Macrorregional do Sul do Maranhão, que inclui ainda municípios da Região Tocantina.

Para dinamizar a participação dos municípios de todas as regiões do estado, a Secretaria de Estado de Juventude (Sejuv) planejou a realização de cinco Conferências Macrorregionais, que sediadas em cidades estratégicas, possibilitam ampla e efetiva participação da juventude. Na pauta, discussões de implementação de políticas públicas específicas para os jovens em todas as áreas (saúde, educação, cultura, esporte, lazer, entretenimento, etc.).

Já foram realizadas as Conferências Macrorregional Central, no município de Bacabal, reunindo mais de 20 municípios e quase 800 pessoas; da Baixada e Munim, em Viana, com participação de 23 municípios e mais de 500 delegados. A mais recente, a do Médio Mearim, Pindaré e Leste, ocorreu dia 11 deste mês em Pio XII, com quase 800 participantes e cerca de 30 municípios, uma das maiores já realizadas.

André Campos afirmou que o Maranhão vive um novo momento para os jovens, com grandes oportunidades e uma atuação destacada do segmento, que colabora com a efetivação de importantes políticas públicas. “O Maranhão está em sintonia com o novo, que garante ao jovem participação ativa e democrática nas discussões dos caminhos do estado. O Maranhão Profissional, os Institutos Federais, os Centros Tecnológicos e o aumento significativo na oferta de emprego, evidenciam a compromisso do governo e mostram que as discussões realizadas em fóruns como esse não ficam apenas o papel”, afirmou o secretário.

O secretário, que coordena e acompanha de perto os trabalhos nas Conferências, credita a grande participação dos jovens e o sucesso dos eventos à priorização do segmento pelo Governo do Estado. “A histórica luta juvenil por dias melhores, aliada a um governo sensível, consolida um momento singular no estado ao proporcionar um ambiente onde o jovem tem condições de discutir e eleger suas prioridades”, garantiu Campos.

Sobre as parcerias e a sintonia da Sejuv com os anseios da juventude, André enfatizou que a gestão pública eficiente se dá quando o trabalho é participativo entre governo e o maior interessado em suas políticas, isto é, a população, em especial o jovem. “Essa é a determinação da governadora Roseana Sarney. Dessa forma, ao desenvolver um trabalho lado a lado com os jovens, com as entidades e com os municípios, temos a convicção de que realizamos um trabalho participativo e a contento”, assinalou.   

Sul do Maranhão

Balsas sediará, no domingo (18), a Conferência Macrorregional do Sul do Maranhão, que inclui ainda municípios da Região Tocantina. A da Macrorregional Metropolitana de São Luís acontecerá dia 28 deste mês na capital.

Em cada Conferência Macrorregional serão eleitos 90 delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público. Ao final dos cinco eventos, serão eleitos 450 delegados para a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que ocorrerá dias 30 e 31 de outubro deste ano no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A expectativa da Comissão Organizadora é de que mais de 1.500 pessoas, entre delegados, autoridades, observadores e convidados participem da Conferência Estadual, evento no qual serão eleitos os 40 delegados que representarão o Maranhão na Conferência Nacional de Juventude, marcada para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscara

Publicado

em

Conforme o novo decreto de nº 116, divulgado pela Prefeitura de Imperatriz nesta segunda-feira, 29, a medida sanitária de enfrentamento à Covid-19 retoma a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção em locais públicos e de uso coletivo, por todas as pessoas e em todas as atividades empresárias ou não. Os cuidados de higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão continuam, assim como a disponibilização de informações sobre a doença.

Entrada e permanência nas escolas, inclusive nas salas de aula, creches, conservatórios da rede pública municipal, acima de 4 anos, fica obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz, boca e ajustadas perfeitamente ao rosto.


As escolas e afins da rede privada poderão exigir o uso de máscara facial de proteção, conforme protocolo sanitário adotado, para entrada e permanência em suas dependências.

Decreto de nº 109/2021 permanece em vigor, não conflitantes com o atual decreto, disponíveis AQUI

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze