- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 07 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Congresso destaca a importância do coco babaçu

Mais Lidas

Aproveitar todas as partes do coco babaçu. Foi com este objetivo que o inventor Demóstenes Cardozo Leite, criou a máquina que faz o aproveitamento integral do babaçu (epicarpo, mesocarpo, endocarpo e amêndoa) para utilização como insumo de diversos produtos industrializados.

A máquina será apresentada durante o I Congresso Brasileiro de Palmeira de Babaçu, que começa neste domingo, 25, e termina quarta-feira, 28, no Centro de Convenções Pedro Neiva Santana. O evento, que tem como tema, “Babaçu, alimento e energia para o mundo” é promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Embrapa e Remabio e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Sinc).

Um dos mais destacados cientistas da atualidade no Maranhão, o professor doutor Hamilton Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que está a frente da coordenação do Congresso informa que será apresentada uma segunda máquina no congresso, volta para a produção de biodiessel.

O objetivo do congresso é discutir e apresentar os rumos da pesquisa agronômica, tecnologia industrial e os aspectos social, econômico e ambiental e, sobretudo incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio e da indústria do Babaçu. O evento será um fórum exclusivo para a troca de experiência e informações entre todos os segmentos envolvidos na cadeia do babaçu.

De acordo com o superintendente de promoção de desenvolvimento do agronegócio da Sinc, Jorge Cunha, a iniciativa do professor Hamilton Jesus Santos, em promover o congresso é louvável. “É uma ação oportuna, haja vista que vários empresários, quase todos europeus tem demonstrado interesse em implantarem unidades para beneficiar o endocárpio do babaçu e o congresso será a oportunidade de discutir este assunto”, destacou o superintendente.

Biocombustível   

Uma das ações que será discutida no Congresso será a implantação do Programa Bicombustível do Maranhão que será implantado pela Uema, e várias Secretarias de Estado. O objetivo é criar fontes alternativas de energia no estado, incluindo o uso do babaçu, um recurso natural estimado em 10 milhões de hectares no Maranhão, o que corresponde cerca de 70% do total nacional.

Com uma produção de 8.360.183 tonelada anual de coco de babaçu, ainda pouco explorada, há condições de se gerar, além do biodiesel, produtos como metanol, carvão vegetal, grafite, alcatrão, combustível de fornos e caldeiras, rações, aglomerados para construção civil e para fabricação de móveis, entre outros.  Os demais babaçuais estão nos Estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Piauí e o Pará.

Congresso

Estudiosos como o antropólogo da Universidade Federal do Amazonas, Alfredo Wagner Breno de Almeida e a pesquisadora Danielle Mitja, do Institut de Recherche pour Le Développement, da França, estão entre os palestrantes no congresso, que será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

O encontro reunirá quebradeiras de coco, lideranças sindicais, empresários da indústria de babaçu, antropólogos, sociólogos, engenheiros agrônomos e mecânicos, entre outros profissionais.

Promovido pela Uema, Congresso tem o apoio das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e de Desenvolvimento Agrário (Sedagro). Duas agências estaduais vinculadas à Sagrima, a de Defesa Agropecuária (Aged) e a de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) também estão colaborando na organização do evento.

A realização do Congresso reúne um grande número de parceiros, entre os quais a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Instituto de Terras do Maranhão (Iterma-MA), as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e a de Turismo, Prefeitura de São Luís, Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), entre outras.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias