Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Contemplados do PAC do Rio Anil terão embarcações regularizadas

Publicado

em

A “Operação Maranhão 2” vai ser iniciada neste primeiro semestre com uma campanha de regularização de embarcações e licenciamento de pesca para a frota pesqueira artesanal do estado. A campanha está sendo articulada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Capitania dos Portos do Maranhão.

Em encontro, realizado esta semana, na sede da Capitania dos Portos do Maranhão, foi firmado um pacto para a realização de pré-campanha de regularização das embarcações a 43 pescadores moradores da área contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Rio Anil), em São Luís.

Participaram o comandante Nelson Ricardo Calmon Bahia, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Maranhão, Júnior Verde, e o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Rodrigues Pereira.  “Estamos trabalhando no planejamento operacional da pré-campanha”, declarou Ribamar Pereira.

Segundo o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, durante a ação, será aplicado o Curso de Formação de Aquaviários para os pescadores embarcados, arqueamento das embarcações. Também será iniciado o procedimento para obtenção da licença de pesca no MPA. “A Marinha está à disposição para trabalhar como parceira da operação, desde o planejamento até a execução das ações”, garantiu o comandante Calmon Bahia.

Nos próximos dias chegará a São Luís um representante do Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura do MPA, para coordenar o planejamento da “Operação Maranhão 2”.

Ano passado

No ano passado, a “Operação Maranhão 1” regularizou apenas embarcações com mais de 8m e motorizadas. Em 2011, a ação incluirá também as embarcações artesanais com menos de 8m, com ou sem motor.

No Maranhão, segundo dados da Sagrima, cerca de 70% da pesca é artesanal. O estado possui cerca de 250 mil pescadores com atuação em águas litorâneas, interiores ou continentais. O número de aquicultutores em atividade no estado é de cerca de 2,1 mil, de acordo com o Censo 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze