- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Controladoria Geral do Estado prepara 1ª Consocial

Mais Lidas

A Controladoria Geral do Estado do Maranhão (CGE), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), promoveu, na tarde desta segunda-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, em São Luís, da reunião preparatória para a realização da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada de 6 a 8 de março de 2012. No encontro, ficou acertado que a Conferência Regional de São Luís acontecerá no dia 11 de novembro.

A reunião contou com a presença da auditora geral da Controladoria Geral do Estado, Maria Helena de Oliveira Costa; a coordenadora executiva da Consocial, Ielma Resende Moreira; a prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, além de auditores e gestores do poder público municipal e estadual. Participaram, também, representantes dos municípios de São José de Ribamar, Marcos Aurélio Borges; e de São Luís, Flávia Dalisa.

Segundo a auditora Maria Helena Costa, com a realização da reunião preparatória da Regional de São Luís – que agrega os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São Luís e Alcântara – inicia-se o processo da Conferência Regional da Consocial (firmada para 11 de novembro). Depois acontecerá a Consocial Estadual e a Consocial Nacional, em maio de 2012.

 “As conferências são importantes para que o cidadão participar das políticas sociais de acompanhamento dos recursos públicos. Em conjunto com a sociedade, buscamos, nestes encontros, ordenar a rede de controle”, afirmou Maria Helena de Oliveira.

A rede de controle que se refere a auditora geral Maria Helena é a interação entre a CGU, a CGE, os Tribunais de Contas (União e Estado) e a Controladoria Geral do Município. Também estão entre os objetivos da 1ª Consocial, o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública e a proposição de medidas de prevenção e combate à corrupção.

“Na fase atual estamos convocando as 19 Regionais para formalizar e marcar as datas das conferências regionais, sendo que 17 delas já têm datas definidas. Para depois formar a comissão que irá tratar da organização do encontro”, destacou a coordenadora do Consocial, Ielma Moreira.

Consocial

A Consocial, cujo tema central é “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, tem como finalidade a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias