Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Deputados do Piauí pedem apoio de Roseana à emenda do pré-sal

Publicado

em

A governadora Roseana Sarney recebeu, ontem, 21, no Palácio dos Leões, os deputados federais do Piauí, Júlio César (DEM) e Marcelo Castro (PMDB). Os parlamentares vieram pedir apoio a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que altera a redistribuição os royalties (compensação financeira) do pré-sal a ser votada na Câmara dos Deputados.

Ao final do encontro, a governadora Roseana se prontificou a conversar com a bancada de deputados federais do Maranhão e declarou ser favorável à emenda de melhor distribuição dos royalties aos estados do Nordeste.

Participaram da reunião os secretários Gastão Vieira (Planejamento e Orçamento), Roberto Costa (Esporte E Juventude), Filuca Mendes (Cidades), Olga Simão (chefe do Gabinete da Governadora); os prefeitos Juarez Lima (Icatu), Raimundo Lisboa (Bacabal), Vadilson Fernandes Dias (Gonçalves Dias); e o presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito de Bacania, Francisco Macedo Neto.

“Se for aprovada a emenda do deputado Ibsen, haverá uma melhor divisão do royalty do pré-sal, dando ao Maranhão um diferencial de quase 60% a mais de recursos. Os deputados vieram pedir o apoio da governadora a fim de mobilizar nossa bancada e ela já acenou que sustentará a emenda”, adiantou o secretário Gastão Vieira.

Segundo explicou o deputado Júlio César, existem na Câmara uma proposta de emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que reserva para os cofres da União a metade dos recursos de qualquer exploração de petróleo e divide a outra parte pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), beneficiando os estados não-produtores de petróleo.

“A proposta é que seja criado um critério do FPE e FPM, a fim de que acabe o privilégio de 80% dos royalties par o estado do Rio de Janeiro, que nada produz, apenas possui parte do mar que será explorado, sendo que a Constituição regula que o mar pertence à União. Portanto, se os investimentos são do Governo Federal nada mais justo dividir aos estados mais necessitados da federação”, afirmou o deputado piauiense Júlio César.

Divisão do petróleo – Segundo informaram os deputados federais do Piauí, serão votadas na Câmara dos Deputados duas emendas. Uma é a do deputado Ibsen Pinheiro e outra do deputado Júlio César. As duas estabelecem percentuais de divisão dos royalties do pré-sal. As votações dos projetos de capitalização da Petrobras e da criação do Fundo Social, que integram as propostas do governo para o novo marco regulatório do setor do petróleo, acontecerão até o dia 15 de fevereiro.

A chamada Camada Pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar. Engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo-ES, Campos-RJ e Santos-SP). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

A quantidade estimada de petróleo existente nesses novos campos pode transformar o Brasil – que teve durante anos tinha apenas a meta de produzir petróleo suficiente para cobrir o consumo nacional – em exportador da commodity. Estima-se que tais reservas poderiam levar o Brasil a saltar da 17ª para a 10ª posição entre os maiores produtores de petróleo do mundo. Por isso, o governo já disse que poderia vir a se juntar à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). (O Progresso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze