Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Distribuição de royalties do Pré-sal em debate

Publicado

em

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, realiza o “Encontro pela Divisão Igual dos Recursos do Pré-sal” nesta segunda-feira, 8, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), em São Luís. O objetivo é debater a distribuição igualitária dos royalties de petróleo, que será extraído da área do Pré-Sal, localizada na costa sudeste do País. A exploração desses recursos será feita com recursos da União.

O evento reunirá prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, empresários e lideranças comunitárias. O objetivo é sensibilizar a bancada federal e senadores maranhenses para que votem a favor da emenda proposta pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), que está em tramitação no Congresso Nacional e defende uma divisão igual dos recursos do

pré-sal no projeto de partilha.

“A exploração do petróleo do Pré-sal deve acontecer a mais de 300 km da Costa Brasileira, em alto mar. É uma área da União, portanto, a riqueza deve ser distribuída de maneira igualitária para todos os estados e municípios, não apenas para atender a três estados da Região Sudeste”, argumentou o secretário de Estado de Coordenação Política, Hildo Rocha, durante coletiva realizada na sexta-feira passada.

O debate no Maranhão ocorrerá uma semana antes da data prevista para a votação da emenda apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro e Humberto Souto ao Projeto de Lei nº 5938/09, que cria o regime de partilha dos recursos do pré-sal em substituição ao atual modelo, o de concessões. O texto da emenda propõe a reserva para a União de metade dos recursos de qualquer exploração de petróleo e divide a outra parte pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), beneficiando também os estados não-produtores de petróleo.

Segundo os defensores da emenda, a distribuição igualitária assegurará o desenvolvimento econômico e social de estados não-produtores, pois destinará mais recursos para que se façam investimentos em obras e, em geração de emprego nessas regiões.

“É um modelo justo. Permitirá a correção de distorções existente, como, por exemplo, a destinação para o Rio de Janeiro de 80% do total dos royalties e participação especial a outros estados da federação”, avaliou o presidente da Famem, Raimundo Lisboa.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze