Connect with us

Maranhão

Maranhão é o terceiro estado nordestino com maior geração de vagas de emprego no acumulado do ano

Publicado

em

Com o resultado superior a três mil vínculos, o Maranhão apresentou saldo positivo no que diz respeito ao número de admissões líquidas em abril de 2021, um total de 3.056 contratações, acumulando no primeiro quadrimestre 9,98 mil trabalhadores formais, o terceiro maior saldo do Nordeste, após a Bahia (+52,4 mil) e o Ceará (+20 mil), de acordo com a Sinopse da Nota de Mercado de Trabalho, publicada, nesta semana, pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“O Governo do Maranhão vem implementando ações com o objetivo de diminuir os efeitos da pandemia sobre o nível de emprego, dos quais pode-se destacar: o Programa Trabalho Jovem, iniciativa que busca a geração de oportunidades de emprego para jovens maranhenses, e o Programa Cidade Empreendedora, que integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente de oportunidades”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Ao investigar o saldo de contratações no mês, verifica-se que o setor de “Serviços” conduziu a geração de vagas, destacando-se a forte mobilização de mão de obra no segmento de “Saúde Humana e Serviços Sociais”. Os setores de “Construção”, “Comércio”, “Indústria” e “Agropecuária” também seguem gerando vagas.

Em relação aos empregos gerados no território maranhense, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 113 municípios apresentaram saldos positivos de empregos no mês de abril, os maiores resultados foram apresentados pelas seguintes cidades: São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Santo Antônio dos Lopes, Pedreiras e Campestre do Maranhão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze