Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Economia Solidária será debatida nesta semana

Publicado

em

Depois de seis conferências preparatórias pelos Territórios de Identidade do estado, é chegado o momento da Conferência Estadual de Economia Solidária que acontece, nesta sexta-feira, 30, e no  sábado, 1º, no Auditório Edílson Baldez, do Hotel Abbeville em São Luís. A conferência foi convocada oficialmente pela governadora Roseana Sarney, após convocatória da conferência nacional do tema feita pelo Governo Federal. O Fórum Estadual de Economia Solidária, que reúne empreendimentos solidários e entidades de apoio e desenvolvimento da atividade, também está à frente da organização do encontro.

O evento reunirá 300 delegados, eleitos nas conferências territoriais, que aconteceram durante os meses de março e abril deste ano. Todos os doze territórios maranhenses estarão representados na conferência estadual, que deverá eleger 52 delegados que representarão o Maranhão durante a Conferência Nacional, marcada para o mês de junho, em Brasília.

A conferência estadual traz ao Maranhão o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes-MTE), Fábio Sanches, que apresenta palestra sobre a implantação do Sistema Nacional de Economia Solidária em todo o país, um conjunto de ações, informações e dados sobre a atividade no Brasil. A Economia Solidária como instrumento de transformação social também é tema de um painel, apresentado por Rogenir Almeida, da Cáritas Internacional no Brasil.

Os territórios reunidos nas conferências territoriais foram: Baixo Parnaíba, Lençóis/Munim, Vale do Itapecuru, Cocais, Médio Mearim, Cerrado Sul, Cerrado Amazônico Maranhense, Alto Turi, Gurupi, Campos/Lagos, Baixada Maranhense e Território Metropolitano.

Economia Solidária

A Economia Solidária é uma nova forma de produção, consumo e distribuição de riqueza, centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços socialmente justos. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros.

De acordo com o mapeamento realizado pela Senaes, foram identificados, no Maranhão, 793 empreendimentos solidários em diversos setores, como o artesanato e agricultura familiar e produção de bens de consumo não-durável, envolvendo centenas de famílias da zona rural e urbana, gerando com isso trabalho, renda e uma política de auto-sustentabilidade, respeitando os limites do meio ambiente e estabelecendo relações de parcerias entre seus colaboradores.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze