- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 17 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Emap e Ufma assinam convênio para estudos ambientais no Itaqui

Mais Lidas

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, assinou, nesta segunda-feira (6), com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) um convênio para realização de estudos e pesquisas ambientais no Porto do Itaqui. Esse é mais uma iniciativa da nova gestão da empresa, que desde janeiro de 2011 tem os olhos voltados para a sustentabilidade ambiental do porto maranhense. Para a assinatura do convênio – no valor de R$ 4,1 milhões – foram convidados o reitor da Ufma, Natalino Salgado; o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; e a diretora de Administração e Finanças da Emap, Jaqueline Lobão. O acordo foi firmado na abertura da V Semana do Meio Ambiente promovida pela empresa.

O convênio prevê a realização de uma série de estudos que deve acompanhar o processo de expansão e modernização do Porto do Itaqui, isto é, integrado às obras e projetos realizados atualmente, como a construção do berço 100, recuperação do berço 101, projetos futuros como o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e a construção do berço 108 (exclusivo para operação com granéis líquidos), dentre outros.

“O gerenciamento sustentável do porto é nosso principal foco atualmente, assim como o das maiores empresas do país”, afirmou Fossati, destacando que o convênio com a universidade proporcionará estudos necessários para que a Emap caminhe seguramente nessa direção.

Ações como a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, Estudo de Monitoramento de Sedimentos, Plano de Controle Ambiental do Tegram, batimetria completa e monitoramento ambiental contínuo estão previstas no acordo com a universidade. Esse será um portfólio importante para que a Emap conquiste, no futuro, certificados de relevância internacional na área de meio ambiente, como o ISO 14001.

Para o reitor da Ufma, Natalino Salgado, com o convênio, a universidade poderá contribuir com conhecimento científico e tecnológico, auxiliando a Emap no desenvolvimento dos projetos. “A celebração desse convênio mostra a responsabilidade da empresa em se inserir numa política nacional e mundial de preservação do meio ambiente”, disse o reitor.

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, frisou que a cada dia novos investidores batem à porta do estado para trazer negócios para o Maranhão e o porto é o maior indutor desse desenvolvimento. “Precisamos estar preparados para conhecer melhor os riscos ambientais, assim poderemos gerenciar preventivamente todos os tipos de operação portuária que aconteçam no futuro. A universidade dentro do porto é ter o auxílio da ciência para esses estudos”, disse.

O convênio será executado pela Ufma, por meio do Departamento de Oceanografia e Limnologia, cujo chefe é o professor doutor Marcos Valério Jansen Cutrim, e acompanhado e fiscalizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Emap (Coamb), que integra a Gerência de Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente (Gessma).

“A assinatura do convênio é resultado de um ano de trabalho”, comemorou o coordenador de Meio Ambiente da Emap, Daniel Aroucha.

Comunidade

À tarde, foi realizado o plantio de 200 mudas na Unidade Integrada Jupiaçu, escola localizada no Anjo da Guarda. Mais de 100 crianças participaram do ato, gerenciado pela Gessma, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CipaA). A parceria foi com o projeto Ecoescola.

Nesta terça-feira (7), pela manhã, às 8h15, o plantio de mudas acontece na área verde do Centro de Negócios Júlio Rebello, localizado na área portuária, com a presença do presidente da Emap, diretores e voluntários.

A Semana do Meio Ambiente encerra ao meio dia, após o lançamento da Campanha “Eu pratico consumo consciente”.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias