- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 04 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Equipe do Ministério da Saúde faz visita técnica ao Hemomar

Mais Lidas

Garantir a segurança transfusional e buscar a certificação dos serviços prestados à população são alguns dos objetivos da visita técnica realizada por equipe do Ministério da Saúde, à Supervisão do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar), em São Luís.

Os consultores e colaboradores voluntários do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) ficarão no Maranhão até o final desta semana, verificando o funcionamento do serviço, para propor melhorias para a hemorrede maranhense.

O trabalho é coordenado pela consultora técnica da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do MS, Denise Beckel, e conta com a participação das técnicas das hemorredes de outros dois estados: Lindete Gomes (Amazonas) e Elvira Folda (Paraná). Também integra a equipe a representante do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen PB), Célia Ferreira.

Todas as etapas do ciclo de sangue desenvolvido pelo Hemomar estão sendo avaliados. Os dados vão compor um relatório, que será produzido pela equipe e encaminhado posteriormente à direção geral do hemocentro.

A partir do documento é elaborado um plano de ação, construído em conjunto com o corpo técnico do hemocentro, apontando os ajustes a serem feitos com o objetivo de melhorar os procedimentos para a garantia da qualidade do sangue.

Segundo Denise Beckel, trata-se de um trabalho de parceria com a hemorrede do Maranhão: “Estamos aqui para montar um diagnóstico completo, com subsídios e elementos para propiciar a tomada de decisões por parte dos gestores. Uma cópia desse relatório é encaminhada também à Coordenação de Sangue, que pode definir com mais propriedade a aplicação dos recursos públicos, realizada por meio dos convênios”. Célia Ferreira completou: “É uma troca de experiência positiva, onde acabamos percebendo que muitas das dificuldades encontradas em um hemocentro são compartilhadas por outros”.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias