Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Estudante maranhense é premiada em concurso do Senado

Publicado

em

A estudante Gabrielle Conceição Mendonça, 16, única maranhense classificada entre as escolas das 19 Unidades Regionais de Educação, participou em Brasília da solenidade premiação do 3º Concurso de Redação do Senado Federal. Ela recebeu um microcomputador portátil e certificado de classificação, como prêmios por sua participação no concurso.

Este ano a competição cultural abordou o tema “Brasília, capital dos brasileiros”. A estudante premiada contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

“Brasília é uma cidade monumento, fruto da obra do arquiteto Oscar Niemeyer”, avaliou Gabrielle Mendonça, encantada com sua primeira visita a capital federal. A estudante do Centro de Ensino Paulo Freire, escola da rede estadual de ensino localizada no bairro do Turu, em São Luís, integrou uma comitiva composta por mais de 20 estudantes representantes de escolas de diversos estados brasileiros. A única representante do Maranhão participou da solenidade de premiação, presidida pelo senador José Sarney, realizada no Congresso Nacional.

Em sua redação ela conectou dois pontos geográficos. Para definir o tema, explicou, fez uma conexão entre o Egito e Brasília, incluindo a falta de recursos para a construção das pirâmides e o Distrito Federal. “Na época da construção de Brasília, no Brasil, as principais riquezas estavam localizadas no litoral e no centro sul e era quase impossível transportar o material de construção de Brasília”, ponderou.

Ao final da premiação, a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Sandra Passinho, parabenizou todas as escolas das 19 UREs que participaram concurso e agradeceu o empenho da comunidade escolar que contribuiu direta ou indiretamente no desenvolvimento desse trabalho. Ela agradeceu especialmente os gestores, supervisores e professores que incentivaram e orientaram os alunos, promovendo o fortalecimento do exercício da cidadania.

Essa foi a segunda vez que um estudante maranhense recebeu prêmio em concurso lançado oficialmente em 2008. O concurso é promovido pelo Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos Estados.

Na segunda versão o concurso, direcionada aos alunos dos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas, o aluno Ednei Dias Teles, do Centro de Ensino Sertão Maranhense, do município de Carolina, foi o vencedor estadual com a redação “Meu Brasil, Minha Terra”, concorrendo com 25 alunos. Em nível nacional, conquistou o 12º Lugar, concorrendo com alunos de mais de 17 mil escolas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze