- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Governadora entrega novos serviços do Saúde é Vida no Hospital Geral

Mais Lidas

Foram entregues à população na manhã de segunda-feira (6), pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o novo Centro Cirúrgico, reformado e que recebeu equipamentos de última geração. Os serviços fazem parte do Programa Saúde é Vida, promovido pelo governo estadual.

Com a reforma e a ampliação da UTI, o Geral passa a contar com 11 leitos adultos, inclusive um de isolamento, padronizados e equipados com o que há de mais moderno na área de saúde. Com esses investimentos, segundo destacou a governadora Roseana Sarney os serviços prestados pelo Hospital Geral darão um salto de qualidade.

“Estamos vencendo mais uma etapa do programa com a inauguração da UTI de alto padrão e o centro cirúrgico. Quem ganha com isso é a população do Maranhão”, enfatizou o diretor geral do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Luís Alfredo Guterres Soares Júnior.

Padrão de qualidade

O Hospital Geral participa do Projeto Quality, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o HCor, de São Paulo, no qual o hospital também é avaliado. Segundo Luís Alfredo, a nova UTI atende aos rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que norteiam as condições de funcionamento de uma Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, o Hospital Geral participa do Projeto Quality, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o HCor, de São Paulo, no qual o hospital também é avaliado.

Melhorias

A unidade tem capacidade instalada para realizar 500 cirurgias por mês. Após a inauguração da UTI, a unidade deve receber em torno de 45 internações por mês. Antes, quando funcionava com apenas seis leitos atendia, em média, 30 pacientes.

Outro ponto beneficiado com a reestruturação do hospital foi a melhoria na qualidade dos serviços e a segurança do pacientes. O Geral adquiriu ainda leitos elétricos, aparelhos de monitoramento individuais, respiradores de última geração, incluindo um que permite o deslocamento, quando necessário, para outra unidade de saúde.

Até o fim do ano, a unidade de saúde deverá ser certificada definitivamente pela Anvisa, o que permite ampliar as opções direcionadas aos acadêmicos da área de saúde. “O que estamos fazendo aqui é uma grande revolução. Tudo isso para acabar com essa imagem negativa de que hospital público tem de ser sinônimo de mau atendimento, ineficiência e sujeira”, frisou o secretário Ricardo Murad.    

Reestruturação

Os investimentos de reestruturação atingiram também a central de materiais. O hospital é o único do estado a possui carros de anestesia, cuja tecnologia garante maior segurança ao paciente. A iluminação também foi beneficiada com os investimentos, dos cinco leitos cirúrgicos adquiridos, dois deles utilizam as lâmpadas de LED, mas mais eficientes, econômicas e adequadas para as cirurgias de maior porte.

Outro equipamento de destaque é o arco cirúrgico comprado pelo Hospital, que permitirá a realização do CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscopica), procedimento cirúrgico que não é encontrado em nenhum serviço público do Maranhão e que tem como diferenciais a redução do tempo de cirurgia e do tempo de recuperação do paciente.

As cirurgias de ombro e joelho também poderão ser feitas com maior segurança e rapidez com o uso do videoartroscopio. Também foram adquiridos dois videoendoscopios para as cirurgias abdominais e torácicas.

Residência Médica

Outro motivo de comemoração pela equipe do Geral é o Programa de Residência em Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. Até o fim do ano, a unidade de saúde deverá ser certificada definitivamente, o que deve ampliar o leque de opções direcionadas aos acadêmicos da área de saúde. “O que estamos fazendo aqui é uma grande revolução. Tudo isso para acabar com essa imagem negativa de que hospital público tem de ser sinônimo de mau atendimento, ineficiência e sujeira”, frisou o secretário Ricardo Murad.  

Atendimento

O Hospital Tarquínio Lopes Filho oferece quase 30 especialidades médicas. As consultas são marcadas de segunda a sexta-feiras, das 8h às 18h. No Geral, podem ser feitos também exames de ultrasonografia, raio X, tomografia (marcação via Central de Marcação de Consultas – Cemarc) e mamografia, com a agendamento feito na unidade, no mesmo horário da consulta.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias