A governadora Roseana Sarney e o secretário de Infraestrutura, Max Barros, inauguram nesta sexta-feira, 5, o primeiro trecho da MA-122 restaurado pelo Programa Viva Infraestrutura no Médio Mearim. A solenidade de entrega acontecea cidade de Pedreiras, às 8h.
O trecho possui 31 km de extensão, ligando o povoado Independência, em Peritoró, a Pedreiras, passando por Lima Campos. As obras na região continuam em outros trechos das MAs 020, 119, 245, 318 e 008, formando o anel viário que passa ainda por Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Lago da Pedra, até Bacabal.
Vistoria
Nesta quinta-feira, 4, Max Barros chegou à cidade para realizar uma última vistoria no trecho antes da inauguração. Ele lembrou a tragédia que assolou a região em 2009, quando as fortes chuvas provocaram alagamentos e destruição. Destacou, ainda, a importância da obra, uma vez que, com o “corte” da BR-316 entre Peritoró e Alto Alegre do Maranhão, justamente por conta das chuvas, muitos veículos, especialmente carretas, desviaram a rota para os demais municípios do anel, o que provocou danos consideráveis à estrutura da estrada.
“Essas obras mostram a importância da região, que merece essa atenção porque foi uma das mais atingidas pelas chuvas do ano passado”, reiterou o secretário.
Para o prefeito de Pedreiras, Lenoílson Passos, o empenho da governadora Roseana Sarney foi fundamental para que as obras saíssem do papel.
“Essa estrada que liga todos esses municípios foi construída há 40 anos e nunca teve a devida atenção que merece, então a gente só tem que agradecer o empenho e a sensibilidade da governadora Roseana Sarney, porque temos certeza de que, com todos esses trechos restaurados, não só o escoamento da produção será facilitado, mas também o comércio ganhará novo impulso”, concluiu Passos.
Obras aceleradas
Em outros pontos do anel viário os serviços estão acelerados. No trecho de 30 km entre Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim e Igarapé Grande, as máquinas já preparam o terreno para a chegada do asfalto.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, os trabalhos devem ganhar maior ritmo a partir da entrega do primeiro trecho, com a possibilidade de concentração dos esforços no segundo lote.
“A nossa determinação, que é uma determinação da Governadora Roseana Sarney, é que as máquinas não parem enquanto os serviços não estiverem 100% concluídos”, reiterou Max Barros.