- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Governadora Roseana debate exploração de gás com empresários

Mais Lidas

As perspectivas socioeconômicas para distribuição do gás natural a ser explorado na Bacia do Parnaíba, no município de Capinzal do Norte, foram apresentadas à governadora Roseana Sarney, nesta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, durante reunião com representantes da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Kaduna (empresa responsável pelos estudos da cadeia do gás natural), Termogás e dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bringel.

Segundo Maurício Macedo o governo do Estado deve definir a forma como o gás natural será utilizado, pois além de energia elétrica, deve ser transformado dentro da cadeia produtiva nos vários segmentos industriais, como alumínio, celulose e da possibilidade de abertura de grandes mercados para utilização térmica do gás num de seus processos industriais.

“Nesse momento está sendo negociado um protocolo de intenções com a MPX e OGX para que se disponibilize parte desse gás a partir da Gasmar, empresa maranhense constituída, para fazer a distribuição do gás no Maranhão”, revelou o secretário.

Maurício Macedo informou ainda que um protocolo de intenções deve ser assinado esta semana com os empreendedores, devendo, em seguida, ser negociado um contrato de longo prazo para que se garanta uma fatia dessa grande jazida de gás natural para utilização socioeconômica, como abastecimento dos automóveis e para o consumo doméstico, além do atendimento da cadeia industrial.

A reserva de gás foi encontrada pela OGX e a MPX, empresas de óleo e gás e de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, durante exploração na bacia terrestre do Parnaíba, no bloco PN-T-68, município de Capinzal do Norte.

O presidente da Gasmar, Matias Couto Frota, informou que a governadora Roseana Sarney ficou muito otimista com as perspectivas econômicas que se abrem para o Maranhão a partir da exploração do gás natural encontrado. “São mais empregos e mais renda para a população. A descoberta em Capinzal do Norte abre novos horizontes para o Maranhão e para as regiões Norte e Nordeste, uma vez que o volume de gás anunciado permite atender outros mercados. O gás natural trará competitividade para a indústria e fará do Maranhão um destino preferencial de investidores, para a implantação de projetos que demandam de gás”, destacou.

Bacia do Parnaíba

A Bacia do Parnaíba localiza-se na porção Nordeste do Brasil e abrange uma área aproximada de 680.000 km², distribuídos pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e pequena parte nos estados do Pará, Ceará e Bahia. É limitada ao Norte com as bacias de São Luís e Barreirinhas, a Noroeste com a Bacia do Marajó e ao Sul com a Bacia do São Francisco. A espessura máxima da coluna sedimentar da bacia é estimada em cerca de 3.500 metros.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias