Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Governadora Roseana recebe comitiva do grupo EBX

Publicado

em

A governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio dos Leões, executivos do Grupo EBX, holding pertencente ao empresário Eike Batista. No encontro, que contou com a presença do presidente da MPX, Eduardo Karrer; do presidente da MPX Itaqui, Édio Rodenheber; e do secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, foi apresentado os resultados obtidos pela empresa no Maranhão em 2010 e as expectativas para 2011. 

Os executivos da MPX conversaram com a governadora Roseana sobre os empreendimentos que estão sendo desenvolvidos pela empresa no Maranhão, como a exploração de gás natural na região do Médio Mearim e as termelétricas MPX Itaqui e MPX Parnaíba.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que, entre os empreendimentos, destacam-se o início da construção, em julho, dos dois primeiros módulos da térmica MPX Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes e a perfuração do terceiro poço, a fim de encontrar gás e petróleo no município de Lima Campos.

“A governadora Roseana Sarney voltou a enfatizar o engajamento da população local nos empreendimentos. Eles ficaram de apresentar um plano regional sustentável envolvendo dez cidades maranhenses”, informou Maurício Macedo.

O presidente da MPX, Eduardo Karrer, informou que, durante a reunião, a governadora tratou dos resultados da campanha exploratória de gás natural no Maranhão.

Avanços

Karrer falou sobre os avanços na contratação da primeira unidade térmica em Santo Antônio dos Lopes, com capacidade instalada de 1.863 MW e sobre o adiantamento das obras da termelétrica no Porto do Itaqui, com cerca de 90% de avanço, sendo que a usina deverá entrar em operação no segundo semestre de 2011.

“Temos grandes expectativas de que, as novas campanhas de gás natural, vão fazer do Maranhão um importante pólo gerador de energia, o que vai aumentar a oferta desse insumo. Os investimentos farão do estado um pólo de desenvolvimento e de expansão no mercado brasileiro”, afirmou Karrer.

Empregos

Em 2010, a MPX Itaqui contratou aproximadamente 2.300 trabalhadores para as obras, que estão em ritmo acelerado, somando 3.300 pessoas trabalhando até o momento.

Segundo a empresa, 70% dessa mão de obra que está trabalhando na construção e montagem da usina é local,  qualificados, sendo boa parte pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA). O empreendimento alcançou mais de 85% de avanço total, incluindo obras, compra e recebimento de equipamentos, e contratação de serviços.

O investimento, nesta fase de implantação, é de R$ 1,6 bilhão, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste do Brasil9(BNB). Desse montante, 30% são destinados a equipamentos e tecnologias de redução de emissões, como a Clean Coal Technology (Tecnologia da Queima Limpa do Carvão) adotada pelo empreendimento, que atende aos mais rigorosos protocolos ambientais internacionais.

Na região do Mearim, a MPX Energia mantém sociedade com outra empresa do Grupo EBX, a OGX Petróleo e Gás, na exploração de blocos terrestres. A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Até o final do ano passado, a OGX Maranhão anunciou descobertas de hidrocarbonetos em dois poços. O último anúncio aconteceu em novembro de 2010, quando a empresa informou a presença de gás no poço 1-OGX-22-MA, no bloco PN-T-68.

A descoberta reforçou a importância estratégica do complexo de geração térmica do Parnaíba, já considerado um marco na expansão da geração a gás no Brasil, e no crescimento da MPX no mercado nacional.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 1º Circuito ACII de Negócios acontece em outubro no Imperial Shopping

Publicado

em

Com alta procura, os últimos espaços para expositores do 1º Circuito ACII de Negócios estão sendo comercializados. A edição contará com 100 stands, onde as empresas da região poderão expor seus produtos e serviços dos mais variados segmentos. O evento acontece entre os dias 15 e 24 de outubro, no Imperial Shopping.

Se consagrando como um sucesso, as vendas do 1º Circuito ACII de Negócios já estão se encerrando, mesmo ainda faltando quase um mês para a realização do evento, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Edmar Nabarro.

“Ainda temos alguns espaços disponíveis, mas as vendas estão a todo vapor. Nós percebemos que há uma procura bem grande, por isso devem se encerrar as vagas bem antes do evento, o que prova que o nosso Circuito de Negócios será um sucesso”, ressaltou. O presidente da ACII ainda alertou que os empreendedores que desejam participar do evento, devem se dirigir à sede da associação, no Centro de Convenções, rapidamente para garantir o seu espaço no evento.

O Circuito ACII de Negócios integrará o calendário anual de eventos da ACII, junto com a Feira do Comércio e Indústria e Imperatriz (FECOIMP). Com o slogan “Conectar ideias, promover oportunidades”, o evento será dividido em três etapas: de 15 a 17 de outubro será focado na exposição de empresas do ramo de energia solar;  19 e 20 terá o circuito de profissões, com exposições de escolas, universidades e agentes de integração de estágio; e 22, 23 e 24 de outubro será dedicado às apresentações de produtos e serviços de empresas multissetoriais.

Paralelo a isto, contará ainda com uma série de palestras e workshops sobre tecnologia e inovação, marketing e comunicação, finanças, inteligência emocional e gestão de equipe, além de Festival Gastronômico que, de forma virtual, busca criar oportunidades para o setor de alimentos de Imperatriz.

O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), em conjunto com o Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e o Conselho da Mulher Empresária (CME). Acontece com o oferecimento do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e pela Secretaria de Turismo (Setur); da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap – Porto de Itaqui); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio); da Gocil Segurança e Serviços; da Universidade Ceuma; da Ilumisol Energia Solar; da Companhia de Gás Maranhense (Gasmar); da Unimed; conta ainda com o apoio do Imperial Shopping; da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); e da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM). (Ascom)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze