Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Governo entrega primeiro hospital do Programa Saúde é Vida

Publicado

em

A governadora Roseana Sarney em visita, nesta quarta-feira (23), a três municípios da Região do Médio Mearim entregou o primeiro hospital do Programa Saúde é Vida e escola. Acompanhada de secretários de Estado, deputados estaduais e federais e prefeitos, ela foi recepcionada pelas populações de Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra, onde, também, conversou com lideranças comunitárias, políticas e empresariais.

No município de Lago dos Rodrigues, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou o primeiro hospital do Programa Saúde é Vida que beneficia 30 mil pessoas. A solenidade contou com a participação de populares e diversas autoridades, entre as quais o prefeito Valdemar da Serraria e do secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite.

“Este hospital é um símbolo da nova política de saúde que está sendo colocada em prática pelo Governo do Estado. Entregaremos à população 71 hospitais, de pequeno e médio portes em todo o Maranhão”, afirmou Roseana Sarney durante a solenidade.  “Estamos colocado em prática, neste município, um serviço de qualidade na área de saúde, o que garante melhorias na qualidade de vida da população. Agora, as mulheres grávidas terão os filhos na sua própria cidade, não precisarão se deslocar para outro município”, disse a governadora.

Presentes a solenidade, os prefeitos de Lago da Pedra, Maura Jorge; de Pedreiras Lenoilson Bastos; de Trizidela do Vale, Jânio Balé; de Lago do Junco, Haroldo Leda; e de Igarapé Grande, Geames Ribeiro; além de deputados estaduais e federais, lideranças políticas e comunitárias da região.

“É um sonho trabalhar para que cada município tenha o seu hospital de referência, um local, onde os moradores possam ser clinicados com eficiência e conforto”, assinalou o secretário José Márcio Leite. O prefeito Valdemar Serraria disse que o hospital na Região vai proporcionar a diminuição do fluxo de encaminhamento de pacientes a outros municípios.

Atendimento

Com quatro consultórios médicos, o Hospital de Lago dos Rodrigues terá um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas. Entre as especialidades que serão oferecidas a uma população de cerca de oito mil habitantes, estão Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia.

O hospital, antes mesmo de ser entregue à população, já estava prestando serviço à comunidade. O primeiro paciente foi o pintor e hipertenso Severino Rodrigues da Costa, 74 anos. O idoso inclusive recebeu a visita da governadora Roseana enquanto era medicado. “Minha pressão começou a subir e me encaminharam para receber o socorro aqui. O hospital é muito bom, o serviço bem feito e acabado. Agora estou bem melhor”, garantiu.

A unidade dará suporte a ações básicas desenvolvidas pelo Programa Saúde da Família, prestando ainda Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento com Radiologia, além de análise clínica, funcionando em regime de plantão.

Para a moradora de Lago Rodrigues, Antônia dos Santos, o hospital veio preencher a grande demanda na área médica. “A população tinha de sair de nossa cidade para ter atendimento de saúde. O nosso apelo foi atendido e o funcionamento deste hospital vai ajudar muita gente”, comemorou.

O Hospital de Lago dos Rodrigues é uma das 64 unidades de 20 leitos, posto de atendimento de emergência, laboratório, salas de raio X, ultrassonografia, enfermaria, de parto e um centro cirúrgico. Possui também cozinha, refeitório, recepção e administração.

Planejado e tendo investimentos previstos pelo Programa Saúde é Vida, o centro hospitalar é considerado um marco deste novo cenário da saúde pública no estado. Até o fim do ano, serão entregues as demais 63 unidades, com enfermaria de 20 leitos, além dos oito hospitais de médio porte, com 50 leitos. Para 2011, está previsto ainda a construção de hospitais de alta complexidade em Pinheiro, Caxias e Imperatriz. Na opinião de José Márcio Leite, o Maranhão vive, atualmente, uma verdadeira revolução no setor de saúde.

Lago do Junco

Em Lago do Junco, a governadora Roseana Sarney entregou o Centro de Ensino Médio (CEM) “Joana Alves da Silva”, construído no povoado Ludovico. Com seis salas de aula, setores de leitura, de informática, um pátio coberto, vestiário e cozinha, a escola vai atender 720 alunos em três turnos.

“Essa é apenas uma entre as 22 escolas que temos prontas para serem entregues”, declarou Roseana Sarney. “Essa escola é muito importante porque estamos trazendo para um povoado, que é Ludovico, referência na produção de sabonetes à base de coco babaçu, e fica localizada numa área que vai garantir educação a jovens que moram em mais de 30 povoados adjacentes”, ressaltou.

O prefeito Haroldo Leda destacou a relevância da escola para o município. Ele chamou a atenção para a importância das parcerias que o Governo do Estado vem realizando com os municípios, sem qualquer tipo de privilégio ou discriminação. “É uma iniciativa que visa melhorar a vida do homem e da mulher que vive no Maranhão. Aqui, não temos condições de andar sozinho, mas Lago do Junco hoje é um canteiro de obras, graças a parceria com o governo estadual”.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, até o fim deste ano serão entregues 45 escolas com o mesmo padrão para os municípios que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Maranhão. As obras estão sendo realizadas a partir de uma parceria dos governos estadual e federal e apoio municipal.

“A iniciativa faz parte do Plano de Ações Articuladas em que o Governo Federal realiza as obras e o estado garante os equipamentos e a manutenção do ensino regular”, explicou Raposo. “Já temos um novo convênio assinado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de mais 68 escolas em 2011 com esse mesmo padrão e voltado para atender os locais de mais difícil acesso”, assegurou.

Sonho realizado

O funcionamento do CEM Joana Alves da Silva, em Ludovico, representa o ideal de uma lavradora, mãe de 18 filhos, analfabeta, que na década de 30 contratou um professor para ensinar os seus filhos em casa e outras crianças. Joana só aprendeu a ler aos 70 anos após fazer o antigo Mobral.

Para a sua filha, Emília Alves de Sousa, que foi a primeira professora da comunidade de Ludovico, a chegada da escola é a concretização de um sonho. “Começamos num salão improvisado, agora vejo uma escola moderna. Gostaria de voltar no tempo e poder trabalhar aqui, na minha terra natal, num colégio como este”, revelou.

O professor de Matemática e Física, que trabalha num anexo que funciona na comunidade, a mudança de prédio vai melhorar o desempenho dos alunos. “Chegamos à conclusão que o interesse vai se multiplicar ainda mais. A escola é linda, moderna e vai atender bem as nossas necessidades”, destacou.

Os alunos são os mais felizes com a entrega da escola. Antes, todos dividiam uma estrutura já danificada de um anexo. “O interesse vai aumentar, consequentemente o nosso desempenho vai melhorar”, disse a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Ana Paula Ramos Sousa. “Agora, temos a obrigação de cuidar desse patrimônio que é de todos da comunidade”, concluiu.

Lago da Pedra

Em seu último compromisso, a governadora Roseana Sarney esteve no município de Lago da Pedra, onde se encontrou com a prefeita Maura Jorge. A reunião administrativa aconteceu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Com a presença de ex-prefeitos, vereadores, lideranças do município e da Região, Roseana Sarney foi homenageada com a apresentação de grupos folclóricos e manifestações de carinho e agradecimento por parte da população.

“Em Lago da Pedra e em todos os municípios temos muitos programas e ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo. Estou muito feliz porque o Governo do Estado está cuidando das pessoas”, ressaltou Roseana Sarney.

A prefeita Maura Jorge, ao lado do vice-prefeito Laércio Arruda, do pai e ex-prefeito de Lago da Pedra, Valdir Jorge, falou que “as parcerias do município com o Governo do Estado estão garantido muitos benefícios para a população. Ela citou algumas das ações, como o Viva Minha Casa, referindo-se a construção de 100 casas; 266 quilômetros de asfaltado nas principais vicinais, a inserção do Programa Viva Meu Primeiro Emprego e posto de saúde.

“Agradeço por tudo que o Governo do Estado tem contribuído e feito pela nossa população. Por isso Lago da Pedra se preparou não para pedir, mas para agradecer pelas melhorias que tem sido realizado em tão pouco tempo”, destacou Maura Jorge.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

Flávio Dino solicita antecipação da campanha de vacinação da gripe no Maranhão

Publicado

em

Na última reunião do ano do Conselho Nacional da Amazônia Legal, nesta quinta-feira (26), o governador Flávio Dino solicitou ao presidente do Conselho e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que seja antecipada a campanha de vacinação da gripe (influenza). 

“No Maranhão começou o período de chuvas e as síndromes gripais começam a aparecer. É muito importante antecipar a vacina da gripe para proporcionar melhores condições operacionais no combate ao coronavírus e à influenza”, disse o governador. 

Meio Ambiente

Na reunião virtual, o governador divulgou ainda que em 2020, o Maranhão apresentou um menor número de queimadas, quando comparado com o ano anterior. “Agora, aqui no Maranhão, as queimadas começam fortemente a declinar. O nosso indicador de 2020 foi menor que o 2019 e ficou abaixo média histórica do Maranhão, no que se refere a queimadas, focos de incêndio”, disse o governador ao ressaltar a atuação do Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros e secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com produtores e agricultores de todo o estado. 

Outro tema abordado durante o encontro foi o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Maranhão já concluiu todo o zoneamento do Bioma Amazônico e está em fase de execução do bioma Cerrado-Costeiro. “Até meados de 2021 teremos 100% do território com maranhense com o ZEE aprovado em lei na Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Dino. 

O governador questionou ainda sobre o repasse de recursos do Fundo da Amazônia e sugeriu a temática da bioeconomia, com maior sinergia entre setor público e o privado. “No Maranhão nós temos muitas possibilidades de arranjos produtivos significativos e ter um PPP da produção, da bioeconomia, seria uma boa oportunidade para geração de trabalho no estado”, finalizou o governador.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Governo vistoria obras de pavimentação e reforma do prédio da AIL

Publicado

em

O titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina (SEERT), Pastor Luiz Carlos Porto, vistoriou as obras realizadas pelo Governo do Estado na cidade de Imperatriz. Ele informou que após a pandemia do coronavírus (Covid-19) serão vistoriadas obras em outros municípios que estão na área de abrangência da SEERT.

No Parque São José, a principal reivindicação dos moradores era o asfaltamento do segmento da Rua Rui Barbosa, uma das principais artérias do bairro, que foi incluída no programa Mais Asfalto. Outra via beneficiada com as obras da gestão estadual é a Rua do Buritizal, no Parque das Palmeiras II. 

O secretário Luiz Carlos Porto explicou que várias ruas estão sendo beneficiadas, incluindo as vias em periferias. “O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, vem realizando um grande trabalho”, afirmou.

AIL

Entre as obras vistoriadas pelo secretário Luiz Carlos Porto encontra-se a de restauração do prédio que abriga a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), um dos mais suntuosos e antigos da cidade.

Por determinação do governador Flávio Dino, as obras continuam aceleradas, a expectativa é que o prédio seja entregue à população de Imperatriz até o dia 15 de dezembro.

Na companhia do presidente da AlL, Raimundo Trajano Neto, o secretário Luiz Carlos Porto tem acompanhado o trabalho dos operários, que seguem o projeto de reforma preservando a originalidade da bela arquitetura do prédio.

Aprovado pela unanimidade dos acadêmicos, a partir de sua reinauguração o prédio será nomeado como Paço da Cultura Sálvio Dino, em homenagem ao saudoso acadêmico Sálvio Dino, falecido recentemente.

Continue lendo

Maranhão

Justiça do Maranhão determina retirada de informações falsas sobre novo lockdown

Publicado

em

A Justiça do Maranhão, por meio da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, determinou em tutela de urgência que a Google Brasil, braço local da Google LLC, removesse vídeo cujo conteúdo propagava informação inverídica de que governadores da região Nordeste estariam reunindo-se para iniciar um lockdown geral com duração de três meses com objetivo de atingir frontalmente a economia do país.

A decisão aponta que a informação contestada apresentava como fonte a “Coordenadoria-Geral de Epidemiologia do Estado do Ceará”, que já teria um plano de ação estruturado para os meses seguintes. Entretanto, o Governo do Estado do Ceará, por meio de sua Secretaria Estadual de Saúde, confirmou a inveracidade do suposto bloqueio total, bem como sobre os números reais de ocupação dos leitos hospitalares naquele estado.

O bloqueio total consiste em uma medida rígida tomada durante o pico pandêmico para evitar o alastramento de casos, contudo, no atual cenário, não é uma providência planejada para a capital maranhense. 

A ação, com pedido de tutela de urgência ajuizada pelo Estado do Maranhão, por meio da Procuradoria Geral de Estado (PGE/MA), ressaltou o perigo do grande alcance do vídeo na plataforma digital internacional. Consta na decisão que o conteúdo mostrava-se extremamente prejudicial para a sociedade pois sua “única intenção é de promover a desinformação e espalhar o pânico na população, propagando notícias falsas com objetivo de difamar a imagem do Poder Executivo do Estado do Maranhão, bem como dos demais Estados que integram a região Nordeste”.

Antes de ingressar judicialmente, a Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP), por meio do Ofício n° 41/2020-GAB/SECAP, notificou a plataforma quanto à publicação da fake news que feria a honra objetiva, a imagem do Estado e incitava o temor público.

Continue lendo
publicidade Bronze