- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 25 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Governo firma acordo com a Fiema na área de energia renovável

Mais Lidas

A Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) vai incentivar o uso e divulgação da Casa Solar, Laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) instalado do Distrito Industrial de São Luís, na qual são realizadas pesquisas no campo das energias solar e eólica. A assinatura do Termo de Cooperação foi feia pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.

A assinatura do convênio, realizada na Casa Solar, no Senai-MA do Distrito Industrial, deu início às festividades em comemoração aos 43 anos da Fiema. “Com o apoio decisivo do Governo do Estado, abrimos as portas desse laboratório para a comunidade”, afirmou Edilson Baldez.

Washington Luiz Oliveira destacou a importância do Maranhão fomentar a utilização de energias renováveis e ressaltou que a Seme, com o apoio Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai apresentar a Casa Solar para a sociedade como uma alternativa viável para a sociedade utilizar mais as energias solar e eólica.

Ricardo Guterres afirmou que a Casa Solar receberá um número maior de visitas de estudantes, pesquisadores e de empresários interessados em investir em energia solar. “A principal finalidade da Casa Solar será de servir de espaço para a divulgação do conhecimento tecnológico sobre aproveitamento inteligente e social dos recursos naturais de forma sustentável, gerando energia limpa e renovável”, explicou.

O trabalho será desenvolvido por meio da promoção de visitas, cursos, palestras e visitações à Casa Solar de empresários interessados em investir na geração de energias renováveis, além de universitários, e estudantes de escolas dos ensinos Fundamental e Médio.

Casa Solar

A Casa Solar é um setor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept), do Senai do Maranhão. Está instalada na unidade do Senai-MA do Distrito Industrial de São Luís, na BR 135.

É um projeto pioneiro do Senai do Maranhão. O Senai mantém casas Solares em cinco estados, entre os quais o Maranhão, que se encontra instalada na unidade operacional da BR-135. A eletricidade que abastece a casa vem de um sistema híbrido gerado por sistemas de energias solar e eólica.  O serviço, todo computadorizado, funciona por meio de uma placa solar que abastece uma bateria que, depois, é distribuída no imóvel.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias