- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Governo firma parceria para São Luís sediar largada de Rally

Mais Lidas

Em mais uma ação para celebrar os 400 anos de São Luís, a largada do Rally dos Sertões em 2012 será na capital maranhense. O termo de compromisso autorizando o evento foi assinado pelo secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, e pelo empresário Marcos Moraes, proprietário da Dunas Race – promotora do evento -, nesta quarta-feira (16), no Palácio dos Leões, com presença de membros do Conselho Estadual de Turismo (CET).

Em seguida ao ato, o grupo foi recebido pela governadora Roseana Sarney, que enalteceu a realização do evento. Na ocasião, Moraes entregou à governadora o kit Rally dos Sertões, contendo camisa, chapéu, protetor solar e outros itens. Também confirmou o início da prova para o dia 21 de agosto do ano que vem e ressaltou que esta será a primeira vez que a largada acontecerá em uma cidade nordestina – há 10 anos, o evento acontece em Goiânia.

O secretário Jura filho destacou que um evento como o Rally dos Sertões é de suma importância para o incremento do turismo no Maranhão, por atrair um número significativo de pessoas. “Mobiliza muita gente, além dos participantes. Tivemos a honra de sermos sede da chegada dos pilotos, em 2003, e agora teremos a oportunidade de sediar a partida”. Também presentes, o secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, o presidente do Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, e representantes do trade turístico local.

Marcos Moraes observou que o Rally dos Sertões, prestes a comemorar 10 anos, é mais do que um evento esportivo, é um desafio que testa os limites do ser humano e movimenta todas as cidades por onde os pilotos passam, o que representa um incremento em termos econômicos para tais lugares. “Reuniremos cerca de 1.800 pessoas na equipe do rally e percorreremos cinco mil quilômetros em 10 dias de competição. Gostaríamos de agradecer ao Governo do Maranhão por ter firmado essa parceria”, disse.

Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, o Maranhão apresentará ao Rally dos Sertões uma verdadeira rota das emoções, pois acontecerá no ano em que a capital estará em festa. “O evento une a emoção de quem participa com a alegria de quem assiste. E o melhor de tudo é que acontecerá em um ano em que estaremos comemorando o aniversário de 400 anos de São Luís, com uma vasta programação cultural”, assinalou.

O Rally dos Sertões terá cinco etapas no Maranhão, praticamente a metade do evento. No total, os competidores percorrerão 5 mil quilômetros após a largada, que será em São Luís e ainda passará por mais quatro municípios maranhenses.

História

A história do Rally dos Sertões começou com a realização do Rally São Francisco em 1991, entre Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, e Maceió, nas praias do nordeste do país. O evento foi organizado pelo arquiteto Chico Morais e aberto exclusivamente para motos.

Em 1992, não houve outra edição. Em 1993, foi organizada a primeira edição do Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão, região montanhosa do interior de São Paulo, e chegada em Natal, nas praias do estado do Rio Grande do Norte. Os 34 pilotos inscritos na única categoria da época (motos) percorreram 3.500 quilômetros. A cidade de Natal continuou sendo o destino final da segunda edição da prova, em 1994. O percurso total foi de 4.500 quilômetros, com um total de 44 inscritos de todo país e do exterior, iniciando a fase internacional do evento.

Os resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao 3º Rally Internacional dos Sertões, em 1995, a condição de grande evento. A confirmação disso veio através da participação de estrelas do motociclismo mundial, como Edi Orioli, da Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. O evento, hoje, está consolidado e reúne competidores de diversos países, mesclando esporte, aventura e ação social.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias