Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Governo incrementa investimentos em diversos segmentos culturais

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), está incrementando os investimentos culturais nos mais diversos segmentos. A comprovação está em ações como a V Semana dos Povos Indígenas (realizada de 10 a 14 de maio), a 9ª Semana Nacional dos Museus (de 17 a 20 de maio) e a VI Semana do Teatro no Maranhão (de 16 a 22 de maio, em São Luís; e de 28 de maio a 3 de junho no interior).

Só a programação da VI Semana do Teatro contou com apresentação de 43 grupos, entre maranhenses (28) e convidados de outros estados (15). Foram realizadas ainda 15 oficinas de teatro, cortejo artístico, mesas de debates, vivencias, performances, além de premiação de personalidades das artes cênicas. Todas as atrações tiveram entrada franca.

No fim de abril, foi divulgado o resultado do Edital Universal da Secma, que contempla as áreas de literatura, artes visuais, música, artes cênicas, capacitação cultural e audiovisual. Na seleção, foram contabilizadas mais de 600 propostas inscritas. Um total de 120 projetos foram contemplados, o que somará um investimento de R$ 1,5 milhão.

Outra ação destacada é o Café Literário, evento que movimenta a Galeria Valdelino Cécio, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, sempre na última terça-feira de cada mês. O evento chega à terceira edição nesta semana, reunindo um grande público para um bate-papo com escritores e estudiosos, que falam de sua obra e da paixão pelas letras.

Na terça-feira (25), às 18h30, o Café Literário terá como convidada a historiadora Andréa Daher, doutora em História, pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, França (1994). Andréa Daher lança o livro “Papéis da Conquista do Maranhão, 1612/1624”.

Também na área das letras, a Casa de Cultura Josué Montello prossegue com sua caravana da Exposição Itinerante Josué Montello, iniciada em 2010 e que neste ano já levou a mostra de parte do acervo para três cidades maranhenses. A parada mais recente, neste mês, foi no município de Buriti.

A exposição é montada em escolas públicas ou espaços alternativos. O evento também conta com a realização de palestras e exibição de vídeo sobre vida e obra do escritor maranhense, autor de obras como “Cais da Sagração” e “Os Tambores de São Luís”.

Além disso, municípios como Dom Pedro e Lago da Pedra ganharam bibliotecas públicas municipais. Nessas cidades, foram realizados cursos de capacitação de pessoal para atendimento, além de instalação dos espaços com acervo e material que são doados pelo Ministério da Cultura.

O prédio da Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís, está passando por uma ampla reforma, com reabertura prevista para este ano. Enquanto a obra é realizada, o acervo bibliográfico para consulta está disponível aos usuários em prédio na Rua do Egito, Centro.

No local, estão funcionando os setores de Literatura, Obras Maranhenses, Acervos Geral, Escolar e Infantil. Estão também à disposição do público os jornais raros não microfilmados, o Escritório de Direitos Autorais, responsável pelo registro de obras, entre outras atividades. A consulta aos jornais microfilmados poderá ser feita pelos usuários no Arquivo Público do Estado (Rua de Nazaré, 218, Centro).

Também na área das artes cênicas, o Projeto Núcleo Arte, promovido pelo Teatro Arthur Azevedo, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos de teatro, dança e música (piano e canto) com crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, de escolas públicas.

E o maranhense pode esperar ainda mais ainda neste semestre. Serão realizados os Festejos do Divino Espírito Santo, dentro do Projeto Divino Maranhão; a Semana de Violão, promovida pela Escola de Música Lilah Lisboa (que reunirá músicos e professores de outros estados em programação que destaca cursos e espetáculos musicais); e, claro, o São João do Maranhão, que deve movimentar o estado a partir da segunda quinzena de junho. Então, basta se programar para aproveitar as opções.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze