- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Governo lança Plano Maior 2020 na Feira das Américas

Mais Lidas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), lançará na próxima quarta-feira (19), na Feira das Américas – ABAV 2011, no Rio de Janeiro, o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior 2020. O evento, que se estende até a sexta-feira  (21), será realizado no Rio Exhibition & Convention Center.

O Plano Maior 2020 prevê ações que organizam o setor de turismo do estado para os próximos 10 anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, a expectativa é que a atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão na vitrine do turismo nacional e do mundo.

 “Além do crescimento econômico também trabalhamos o aumento no número de turistas, de 1,97 milhão hoje para 2,6 milhões até 2014. Nosso desafio é recuperar o imenso potencial turístico do estado”, observou Jura Filho.

Plano Maior 2020

O Plano Maior 2020 foi desenvolvido pela Chias Marketing, empresa que realizou a primeira versão e que norteou as ações do turismo maranhense entre 1999 e 2003.

Para esta nova versão, foram cerca de 10 meses de trabalho. A empresa realizou pesquisa em 64 municípios do estado com 250 entrevistas e a captação de mais de 6 mil imagens.

O Plano foi estruturado classificando os pólos turísticos, por ordem de importância, em indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico e náutico, foram os segmentos de produtos considerados na classificação.

O Plano também mapeia os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo, além de definir a estratégia de comunicação entre turistas e o trade turístico.

Estandes

Para a Feira das Américas – ABAV 2011, a Setur preparou espaços institucional e de comercialização. Estandes temáticos mostrarão as potencialidades turísticas do Maranhão, com suas riquezas naturais, arquitetônico e cultural.

O estande institucional vai reproduzir as belezas do Maranhão por meio de fotos dos pólos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, além de amplo e inédito material promocional, como guia de serviços e informe executivo (Brookside) que será distribuído para o trade e jornalistas.

Outra novidade é que o visitante que passar pelo estande leva para casa uma foto sua em um dos cenários do Maranhão, além de um brinde surpresa. As delícias da cozinha regional, entre elas o doce de espécie, amêndoas, biscoito Zé Pereira e o guaraná Jesus também serão destaques.

No estande de comercialização, haverá sala de treinamentos totalmente equipada. No espaço, a Setur, em parceria com a ABAV e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá cursos e treinamentos para agentes e operadores.

 “Estamos prontos e buscando profissionalizar muito mais a participação do nosso estado nas feiras nacionais e internacionais, o que em médio prazo deve gerar importantes negócios para o incremento do turismo e geração de emprego e renda para a população”, concluiu Jura Filho.

Feira das Américas

A Feira das Américas – ABAV, realizada anualmente, apresenta os produtos, serviços e destinos de vários expositores de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.

A Feira das Américas e o Congresso Brasileiro das Agências de Viagens- ABAV são considerados as maiores vitrines do continente americano. Sob o tema “Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”, o evento conta com palestras e discussões, preparando os profissionais para o futuro da indústria.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias