Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Governo reafirma disposição para a negociação com Polícia Civil

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), reafirma disposição para a negociação com o Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol). Na terça-feira (22), o governo entregou proposta à categoria, dentro da disponibilidade orçamentária do Estado e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A SSP esclarece que, mesmo com a manutenção da greve, todas as delegacias estão funcionando com o efetivo necessário para o atendimento à população. Para registros de ocorrências, perda, extravio ou furtos de documentos e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, a SSP também disponibiliza o serviço da Delegacia On line, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br.

No documento entregue ao Sinpol, o Governo propôs aumento de 5%, a ser incorporado nos vencimentos como horas extras já neste mês de abril. Mais 5% deve ser acrescentado a partir do mês de julho deste ano, de acordo com a arrecadação fiscal do Estado. Esse total de 10% de aumento deverá ser incorporado, a partir de janeiro de 2012, no subsídio da categoria.

Também foi proposta a incorporação do vale alimentação para os motoristas e operadores de rádios, categorias incluídas nos quadros da Polícia Civil pelo Governo Roseana Sarney.

Em relação aos reajustes das gratificações, o Governo informou que a Seplan está desenvolvendo um estudo para avaliar as demandas de todas as categorias de servidores públicos estaduais. O Governo deve discutir uma proposta de melhoria remuneratória para a Polícia Civil a ser implantada em 2012, por meio de uma Lei com previsão orçamentária legal, que deve ser formulada ainda este ano e encaminhada ao Poder Legislativo para avaliação e aprovação.

Compromisso

O secretário Aluísio Mendes reafirmou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a melhoria das condições dos profissionais de Segurança Pública e em manter um canal direto de negociação com a categoria da Polícia Civil. “O Estado tem interesse em viabilizar e está fazendo tudo possível para que sejam atendidas as reivindicações da classe, dentro da disponibilidade orçamentária do Estado e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, frisou.

Aluísio Mendes disse acreditar que deva prevalecer o bom senso da categoria em discutir e analisar as propostas oferecidas pelo Governo, para que seja oficializado um acordo que atenda satisfatoriamente ambos os lados, e, principalmente, para que a população não seja prejudicada com o movimento grevista. “Temos a convicção de que os policiais irão usar o bom senso para avaliarem todos os pontos de melhorias. Hoje, a Polícia Civil tem demonstrado força, competência e uma presença impressionante, quanto à atuação e os resultados positivos das ações de combate à criminalidade e a violência”, enfatizou.

Investimentos e melhorias

O Governo está executando um plano de ação de melhorias e modernização das condições estruturais e funcionais das instituições do Sistema de Segurança Pública. Uma série de obras e reformas estão sendo implementadas na capital e no interior do estado.

Como exemplo, os complexos de Polícias de Carutapera e de Buriticupu (delegacias da Polícia Civil e Quartel da PM), já entregues à população, além de mais 10 unidades que devem ser inauguradas até o final do ano e das delegacias que estão passando por reformas e adaptações. No próximo dia 30, a SSP vai entregar o Complexo de Polícias de São João do Sóter.

Em andamento também está à reestruturação dos prédios do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) em São Luís, com investimentos na ordem de R$1,5 milhão em reforma e aquisição de equipamentos e materiais. Uma nova sede deverá ser construída até 2012 para abrigar a Polícia Técnico-Científica, com um prédio funcional e moderno.

O Icrim e o IML de Imperatriz também estão passando por uma ampla reforma. Até o início de abril serão inaugurados os dois órgãos em Timon, e até o final do ano, a SSP pretende inaugurar também em Balsas.

Serão mil vagas para a Polícia Militar e 250 para a Polícia Civil (150 investigadores, 50 delegados e 50 escrivães) a serem oferecidas em concurso público. O edital deve ser publicado em abril. A meta do governo é realizar, ao menos, um concurso por ano. Os policiais, após aprovados e formados, serão destinados prioritariamente a suprir as demandas no interior.

Em relação às viaturas, a governadora Roseana Sarney, ao reassumir o governo, renovou toda a frota, entregando um total de novas 706 viaturas para as polícias Civil e Militar. Mais 100 veículos já foram adquiridos e devem ser entregues até o final de abril, para serem empregados na capital e no interior. Hoje, todos os 217 municípios têm pelo menos uma nova viatura policial.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze