As ETE – Estações de Tratamento de Esgoto, localizadas nos bairros do Jaracaty e do Itaqui-Bacanga em São Luiz, voltarão a funcionar a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, que vistoriou as obras de reforma e adequação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracaty, acompanhado do diretor-geral da Caema, João Moreira Lima, além de técnicos da SES e da empresa de saneamento.
O secretário de Saúde informou que as obras de recuperação das estações atingiram toda a rede coletora e as estações elevatórias. Isso significa que os resíduos, até então, lançados in natura no mar, agora voltarão tratados, sem oferecer riscos para saúde da população.
“Esta é a coroação de um trabalho iniciado há alguns meses. Encontramos as duas estações completamente destruídas e dilapidadas, onde inclusive vamos buscar responsabilidade por esse abandono. Hoje, com a eficiência da empresa de saneamento do nosso estado, podemos retomar as operações dessas estações”, afirmou Ricardo Murad.
Entre os bairros cobertos pelas duas ETEs, estão a Ponta d’Areia, Ponta do Farol, Calhau, Cohama, entre outros.