Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Grajaú comemora o seu bicentenário com grande festa

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 11 de março, serão comemorados os 200 anos de Grajaú. Uma grande festa está pronta para celebra o bicentenário do município do Centro-Sul do Maranhão, que fica a 580 km de São Luís.

Esta será a primeira vez em que se comemora o aniversário da cidade no dia 11 de março. Até o ano passado, o aniversário era celebrado no dia 29 de abril, data a que se refere a emancipação da cidade.

Festa

A programação de aniversário da cidade começa com uma alvorada com a Banda Municipal Maestro Torquato Lima e fogos em todos os bairros da cidade, às 5h da manhã. Logo após, a Companhia Arte Sombra fará encenação da chegada do Alferes Antonio Francisco dos Reis, seguida do lançamento da Pedra da Memória na Praça Porto da Chapada. O bispo diocesano de Grajaú, dom Franco Cuter, celebra missa Campal no bairro Limoeiro.

Às 9h30, na praça Frei Alberto Beretta [Cidade Alta], será lançada a Pedra Fundamental do Museu Histórico de Grajaú e da Capela do Nosso Senhor do Bonfim, fechando a manhã com a abertura da Feira Cultural dos 200 anos de Grajaú no Seminário Diocesano “Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos”.

Às 14h, a Câmara Municipal de Grajaú promoverá uma sessão solene por ocasião das festas, logo após torneio esportivo com representações de Grajaú e Pastos Bons, município que se originou Grajaú. A partida será no Campo Socyte da praça Dom Roberto Colombo, na Cidade Alta.

Às 19h30, o cine-teatro “Frei Lauro”, também na Cidade Alta, será palco da palestra “A Dinâmica da Fundação, povoamento e desenvolvimento de Grajaú”, proferida pelo presidente da comissão organizadora da festa, Sálvio Dino, seguida de condecorações com a “Medalha Mérito do Grajaú, dedicada a Militão Bandeira Barros” e lançamento do selo comemorativo “200 Anos” pelos Correios.

A programação do dia encerrará com um show cultural com cantores da terra na praça Raimundo Simas. No sábado (12), a festividade continua ainda com os cantores grajauenses e com apresentação da banda Bahiana, Oz Bambaz, na praça Raimundo Simas.

História

Descoberta em 1811, pelo navegador Alferes Antônio Francisco dos Reis, Grajaú teve os nomes de povoação São Paulo Norte e Vila da Chapada. Em 7 de abril de 1881, pela Lei Provincial nº 1225, passou-se a chamar Grajaú, originário da tribo Guajajara, que vivia à margem direita do rio Grajaú.

Atividades econômicas

Foi, justamente, o rio Grajaú que tornou a cidade próspera, visto a sua navegabilidade. Desde o início, Grajaú teve sua história intensamente ligada à atividade econômica.

A psicultura é bastante expressiva na cidade. Integram a variedade de peixes da região o mandubé, mandi, surubim, piau, cumaru, sardinha, curimatá, corvina, piranha, corró, cari e variadas piabas.

Já na agricultura, Grajaú se destaca com a plantação de grãos, como o arroz, soja e milho. A uva, recentemente, também passou a ser uma das culturas de destaque da cidade.

O pólo gesseiro é outro destaque de Grajaú. A cidade é a segunda no país na produção, com 50 fábricas de placas de gesso e oito calcinadoras. Mensalmente, são extraídas 35 mil toneladas de gesso.

População

Com as atividades prosperando na cidade, Grajaú tem uma população de 61.903 habitantes, numa área de 7 mil km².

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze