Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: GTA já realizou onze missões de resgate no Rio de Janeiro

Publicado

em

Desde o último domingo (16), uma equipe de onze policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA), especializados em resgate, estão no Rio de Janeiro dando apoio aos trabalhos de assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele Estado.

Assim que desembarcou do helicóptero EC 145, modelo dotado de alta tecnologia e preparado para todos os tipos de missões aéreas, a equipe começou os trabalhos de assistência e levantamento dos pontos mais críticos a serem atendidos. O grupo está localizado na base integrada pelas Forças Armadas montada pelo Ministério da Justiça, no município de Teresópolis, nas dependências da Granja Comary, Centro de Treinamento da Seleção Brasileira.

Na base, além da aeronave da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), há ainda dois helicópteros de São Paulo, um do Paraná, um da Força Nacional de Segurança, um da Polícia Rodoviária Federal e um do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entre as atividades realizadas em dois dias de operação no Rio de Janeiro, onze missões de resgate foram executadas com mais de 13 horas de voo. As missões do Grupo Tático Aéreo estão concentradas nos municípios de Teresópolis, Sumidouro e nas regiões circunvizinhas afetadas pela enchente, onde é maior a dificuldade do acesso a essas áreas. “Como o nosso helicóptero é totalmente preparado e equipado para esse tipo de trabalho, estamos conseguindo chegar a localidades de difícil acesso”, garantiu o secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes.

A equipe do GTA mantém comunicação direta com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. O grupo já realizou o transporte e resgate das tropas militares de regiões alagadas, levantamento das necessidades básicas dos moradores locais, atendimento as pessoas feridas e transporte de alimentos a pessoas atingidas.

“Estamos na busca incessante de pessoas desaparecidas e no trabalho de atendimento com materiais higiênicos e alimentação aos desabrigados”, afirmou o comandante Oliveira, piloto do Grupo Tático Aéreo. “Devido à capacidade interna do helicóptero, também deslocamos frequentemente equipes de bombeiros militares e médicos para locais atingidos de maior necessidade”, frisou.

O secretário Aluísio Mendes afirmou ainda que a aeronave bem como a equipe especializada do GTA permanecerá na região serrana do Rio de Janeiro o tempo que for necessário.

Grupo Tático Aéreo

Vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze