Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: GTA prestará auxílio às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

Publicado

em

O Maranhão enviou neste domingo (16) uma equipe de 11 policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo (GTA), especializados em resgate, e o helicóptero EC-145, dotado de alta tecnologia, para dar suporte ao Governo do Rio de Janeiro nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele estado. A determinação foi feita pela governadora Roseana Sarney ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça (MJ).

O grupo embarcou às 6h da manhã a abordo da nova aeronave adquirida recentemente em convênio firmado entre os governos estadual e federal e preparada para todos os tipos de missões aéreas. A equipe de nove operadores táticos entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados do GTA darão suporte às ações do governo carioca no resgate de vítimas da tragédia na região serrana, como também à distribuição de donativos – alimentos, água e roupas.

A solicitação partiu do Ministério da Justiça (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em função da qualificação do efetivo do GTA em operações dessa magnitude e pelo Maranhão ser o único estado do Brasil a possuir uma aeronave dotada de equipamentos e tecnologia especifica para esse tipo de trabalho. “A governadora Roseana Sarney recebeu o pedido do Ministério da Justiça e nos determinou que fosse dado suporte ao Rio de maneira imediata”, declarou Aluísio Mendes.

“Nós temos uma aeronave multimissão capaz de realizar uma série de operações. É o que existe de mais moderno hoje no país em se tratando de ações policiais e de resgate”, disse Aluísio Mendes. “Enviamos também junto com o helicóptero uma equipe especializada para todo e qualquer tipo de salvamento”, ressaltou.

A aeronave propicia uma gama de operações que esse tipo de catástrofe necessita como acesso em locais de difícil acesso e suporte a pessoas feridas. O helicóptero possui uma espécie de mini UTI em seu interior, dispositivo para vôos noturnos, farol de busca potente com infravermelho e guincho elétrico para içamento de até três pessoas simultaneamente. “O helicóptero está totalmente preparado e equipado para esse tipo de trabalho”, frisou. 

A previsão é de que o helicóptero e a equipe do GTA cheguem ao estado do Rio de Janeiro por volta das 17h deste domingo. O secretário afirmou ainda que a aeronave permanecerá no estado carioca o tempo que for necessário.

“Vamos fazer o possível para resgatar o maior número de vítimas. Foi para isso que treinamos e é para isso que estamos indo”, afirmou o comandante Oliveira, piloto do Grupo Tático Aéreo com mais de 2.500 mil horas de vôo. O piloto já atuou em operações de salvamento nos estados do Pernambuco, Distrito Federal e também no Maranhão.

Helicóptero EC 145

A aeronave modelo EC 145 foi adquirida pelo Governo do Estado, por meio de convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), via Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no valor total de R$ 14,9 milhões. O Maranhão é o único estado da América Latina a possuir um helicóptero com essas especificidades, performance e capacidade de atuação. No mundo, existem apenas 300 unidades similares em atividade em 32 países.

É certificada para vôo por instrumentos monopilotada.  Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.

Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.

Grupo Tático Aéreo

Vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze