- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 19 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Imperatriz poderá obter Selo Unicef da Amazônia

Mais Lidas

O município de Imperatriz já ultrapassou a marca de sete quesitos necessários para a obtenção do Selo Unicef. O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem (23), em evento realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para concessão do Selo, o Unicef leva em consideração o desempenho dos municípios em 14 pontos, que envolvem as áreas de saúde, educação e assistência social.

Os representantes do Unicef estiveram em Imperatriz no ano de 2009 para avaliar as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do município. À época, o município realizou sua inscrição para concorrer ao Selo, que tem validade internacional, aceitando, com isso, o desafio de melhorar em pelo menos sete dos quatorze pontos exigidos pela instituição. No próximo ano, a equipe do Unicef retorna ao município para avaliar os avanços registrados no período.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, o Selo é um incentivo para que o município continue investindo em ações na área. Ela destacou o empenho do município em obter avanços em diferentes áreas. “O Selo é um incentivo para que os municípios se comprometam com as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento. A obtenção do Selo, no entanto, depende de um crescimento conjunto do desenvolvimento social, da educação e da saúde. O município de Imperatriz tem trabalhado neste sentido”, explicou.

O secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, lembrou dos avanços educacionais alcançados pelo município. “A Secretaria de Educação vem desenvolvendo essas ações de maneira natural. O combate à evasão escolar, a melhora no índice de aprendizado, a alimentação escolar, o acompanhamento das crianças inscritas no Bolsa Família, enfim. Temos avançado em todos os índices e avançado muito”, argumentou Zesiel, explicando, ainda, que, independente do Selo do Unicef, o objetivo é alcançar as metas estabelecidas pela gestão municipal para melhorar a vida da população jovem do município.

Presente ao evento, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Delvam Tavares, lembrou que o município ainda tem a avançar, mas que já é possível observar o real compromisso da gestão municipal com os jovens. “Precisamos conquistar muitas coisas, mas é possível notar que há um propósito verdadeiro no sentido de alcançar a excelência. Antes de se conquistar qualquer coisa, é necessário que se tenha a honesta iniciativa de conquistar os espaços. Parece-me que [em Imperatriz] as coisas se encaminham neste sentido”, analisou o juiz.

O adolescente Jonas Santos Barbosa, que participa do programa PETI no polo Ipiranga, falou aos presentes sobre o que é o selo e sua importância para o município. “O Selo UNICEF é importante para que possamos focar na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes da nossa cidade. Terá um forte impacto social, pois melhorará a qualidade de vida em nosso município”.

Para o prefeito Madeira, o selo é importante, mas o que importa mesmo é o que ele  representa. “O Selo Unicef é apenas um selo, o que importa é o que ele representa, que é o esforço do município para atingir as políticas públicas de proteção aos mais vulneráveis, principalmente as crianças. A nossa administração tem feito o mais extraordinário esforço para isso”, enfatizou o prefeito. Madeira lembrou, ainda, de vários programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com a intenção de melhorar as condições de vida da população jovem e dos idosos. Entre as iniciativas, o prefeito citou a Casa do Idoso, a Casa de Passagem, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Restaurante Popular.

O prefeito destacou ainda que toda a rede municipal desenvolve um processo educativo de qualidade, cuja maior preocupação é  desenvolvimento dos mais de 40 mil alunos que compõem a rede. “Em Imperatriz, crianças a partir de 2 anos de idade já recebem material didático e de qualidade em todas as creches e escolas de educação infantil do município. Estamos sempre preocupados com a boa educação de nossas crianças; uma saúde de qualidade e ações na esfera social que integrem as crianças, adolescentes e jovens. Este Selo reconhecerá o nosso empenho”, concluiu o prefeito.

Com os avanços registrados nos últimos dois anos, Imperatriz já teria condições de receber o selo, caso a visita dos representantes do Unicef acontecesse hoje. Para isso, é necessário que o município consiga avançar em, pelo menos, 50% dos quatorze pontos.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, destacou as inúmeras ações que a Prefeitura de Imperatriz tem desenvolvido em prol da cidade.

O que é

O Selo UNICEF é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes. São desenvolvidas as capacidades do município em um trabalho intersetorial, onde serão avaliadas as políticas e o impacto da gestão e da participação social na vida de meninos e meninas. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo UNICEF Município Aprovado.

O processo dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos e acompanhar a situação das crianças e adolescentes, por meio de indicadores oficiais e fóruns participativos.

Histórico

O Selo UNICEF foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará. O sucesso da iniciativa levou à ampliação da metodologia do Selo UNICEF em 2004 para 11 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mais de 80% dos municípios na última edição aceitaram participar do desafio de promover uma mobilização pelos direitos das crianças e adolescentes, alcançando melhoras significativas dos indicadores sociais relacionados à infância.

Em Imperatriz, o projeto vem sendo desenvolvido pelo município desde 2009, ano em que o prefeito Sebastião Madeira assinou o termo de adesão ao projeto, que desenvolve diversas políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. (O Progresso)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias