- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Índios voltam a ocupar sede da Funai em Imperatriz

Mais Lidas

Índios de várias aldeias do Estado voltaram a ocupar a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Imperatriz. A última ocupação tinha sido no início deste mês. O movimento agora é contra a primeira ocupação, que realizada há 15 dias. Segundo os líderes deste novo acampamento, os índios que ocuparam a Funai, no início do mês, não tinham autorização para responder pelas etnias Guajajara e Gavião.

Os índios estão acampados em um galpão que fica no pátio da Funai em Imperatriz. As lideranças indígenas das aldeias que ficam nas reservas Araribóia e Governador resolveram se manifestar contra a ocupação da Funai, que ocorreu no início do mês por lideres de algumas aldeias, que segundo este novo grupo não tinham autonomia para representar os povos Guajajara e Gavião.

O cacique conta que os índios não são capacitados para administrar as Coordenações Técnicas Locais (CTLs), e, quando isso aconteceu, a assistência aos povos indígenas ficou ainda mais precária. Segundo o grupo de caciques o numero de médicos, enfermeiros e a quantidade de medicamentos para atender os índios é insuficiente, e que a reestruturação das coordenações deve ser feita pela Funai sem nomear índios para ocupar o cargo.

A manifestação, segundo os índios que estão na sede da Funai em Imperatriz, é pacifica. A presença dos índios, desta vez, não alterou a rotina dos servidores, que estão trabalhando normalmente. (iMirante)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias