Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Iniciada formação de professores para Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado

em

Teve início, nesta quinta-feira (13) e se estende até sábado (15), no São Luís Hotel, a Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa, para professores das redes estadual e municipal, técnicos e coordenadores pedagógicos. A ação é promovida pela parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Itaú Social (FIS) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é direcionada a professores e alunos das 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos ) do Ensino Fundamental e os de 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o propósito de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita, valorizando a interação dos estudantes com a realidade em que vivem.

Para a coordenadora estadual da OLP na Seduc, Rosangela Diniz Soares, a Olimpíada se diferencia dos outros concursos por preparar antecipadamente tanto os professores e, principalmente, os estudantes, para se submeterem à disputa com igualdade de condições. “É um concurso diferenciado por preparar profissionais da educação para trabalharem em sala de aula com alunos, temáticas relacionadas à língua portuguesa, assegurando assim uma participação acirrada e com igualdade de condições a todos os participantes”, informou a coordenadora.

Numa promoção educativa do Programa Escrevendo o Futuro, a OLP adota metodologia diferente dos demais concursos literários e uma sistemática bienal: nos anos pares são feitas as inscrições das escolas, enviados os textos para seleção e realizadas as etapas de classificação (Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional), enquanto nos anos ímpares acontecem as formações presenciais e a distância de professores.

 “A Olimpíada de Português é de fundamental importância por não se resumir apenas ao concurso de textos. Contribui para o desenvolvimento total do aluno tanto na questão do letramento, quanto na preparação do estudante como cidadão, capaz de desenvolver uma percepção crítica da realidade em que ele está inserido”, observou a professora Rosa de Maria Sorges Lima, do CE Dom Garelli, no município de Pinheiro.

Ao participar da Olimpíada de Língua Portuguesa o aluno concorre em quatro categorias: poema, memórias, crônicas e artigo de opinião. Os semifinalistas recebem como premiação coleção de livros, um aparelho de som e medalha de prata. O campeão receberá o prêmio de um computador e uma impressora.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Socorrão volta a atender ao público com duas recepções

Publicado

em

Porta de entrada em muitas organizações, as recepções são fundamentais para o bom funcionamento de um hospital. É lá que ocorre o primeiro contato dos pacientes com a instituição. “O acolhimento de forma especifica facilita o direcionamento dos pacientes e melhora qualidade do atendimento da chegada”, pontua o secretário Alcemir Costa.

Ele explica que com o retorno do atendimento ao público no Socorrão em duas recepções, a RECEPÇÃO 1 fica destinada às urgências da Clinica Medica – pacientes  que chegam com sintomas característicos de patologias tratadas por clínicos gerais e odontologistas. E a RECEPÇÃO 2 atenderá  às emergências da Clinica Cirúrgica e da Ortopedia –  pacientes vitimas de acidentes, arma branca, tiros, acidente de trabalho e traumas, entre outros.  

“Estes pacientes direcionados à cirúrgica geralmente chegam de ambulância, muito deles politraumatizados. Com acolhimento em recepção específica, ele vai conseguir dar entrada de forma muito mais rápida e sua identificação com preenchimento de fichas e guias de internações se torna mais prática” – observa o secretário Alcemir.

O diretor do hospital, Vitor Pachelle, acrescenta ainda que a reabertura da segunda recepção vai ajudar na agilidade, na organização, e no fluxo de atendimento em geral.

“É importante termos as duas opções, assim facilitamos a logística tanto para o paciente quanto para os servidores. Com a divisão, já temos a indicação que o paciente que dar entrada pela recepção 2 geralmente é um caso mais grave,  e isso torna a tomada de decisão da conduta a ser adotada mais rápida” – explicou o diretor.

Além disso, gestores, médicos e colaboradores contam com o trabalho da recepção em diversos processos. Lá são feitos os atendimentos a pacientes; abertura de fichas ambulatoriais; preenchimentos de guias de internação, direcionamento para consultórios e salas de exames. O funcionamento específico das recepções garante um fluxo de informações satisfatório.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico em boate é expulso da PM

Publicado

em

Adonias Sadda

A família do médico, Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, assassinado em julho, a tiros durante uma festa ocorrida em Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, antecipou que o policial militar, Adonias Sadda, responsável pelo disparo de arma de fogo que causou a morte, foi exonerado da Polícia Militar.

O Comando Geral da Polícia Militar deve publicar a decisão esta semana.

Sadda deve ser transferido para a penitenciaria de Pedrinhas, em São Luís.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: PROCON fiscaliza o cumprimento da gratuidade para jovem e idosos no transporte

Publicado

em

O PROCON de Açailândia realizou na quinta-feira, 20, campanha de fiscalização aos prestadores de serviços de transporte de passageiros no Terminal Rodoviário da Cidade, sobre a obrigatoriedade de isenção e concessão de descontos em passagens para viagens intermunicipais e interestaduais para idosos e jovens.

A fiscalização constatou que todas as empresas comprovaram o cumprimento do benefício legal. O PROCON está elaborando um relatório a respeito que será encaminhado para Promotoria do Consumo desta de Açailândia.

Toda reclamação sobre Direito do Consumidor também pode ser registrada diretamente na sede do PROCON, localizada na Rua São Francisco, nº. 1160, Centro, ou no E-mail institucional: [email protected] .

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze