Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Lançada campanha contra violência aos idosos

Publicado

em

Foi lançada, nesta segunda-feira (7), no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA – Praia Grande), a edição maranhense 2010 da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que em todo o Brasil antecipa a programação alusiva ao Dia de Conscientização Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento é coordenado pelo Centro de Apoio e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, que desenvolve programas e atividades direcionados ao protagonismo do idoso e à assistência e acompanhamento jurídico de pessoas da terceira idade.

Participaram da abertura o novo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho; o promotor de Defesa do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos; a titular da Delegacia do Idoso, Rosa Maria Castro Campos; os presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, Marcos Passinho e Ivaneide Giacomini, respectivamente; o representante da Comissão de Direito Humanos da OAB, Diogo Cabral; secretário-adjunto de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Oduvaldo Cruz; além de representantes de outra instituições e entidades envolvidas com a causa como o Sesc, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Programa de Ação Integral ao Aposentado, entre outros.

“A Defensoria tem participado ativamente da Rede de Proteção do Idoso por meio de uma atuação multidisciplinar que abrange a defesa do idoso em juízo, buscando também soluções de conflitos, junto ao nosso Núcleo de Defesa a Pessoa Idosa, promovendo também curso de capacitação de conselheiros e cuidadores de idosos e acompanhamento psicossocial”, ressaltou defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho.

A programação prossegue à tarde, também no auditório da Defensoria Pública, com realização de colóquio com os profissionais das Instituições que formam a Rede de Defesa do Idoso sobre o tema “Formas de Enfrentamento da Violência”. As atividades se encerram com as discussões das propostas institucionais e pactuação das estratégias de enfrentamento.

Envelhecimento

Segundo levantamento feito pelo Ciapvi/MA relativos a janeiro e maio junto à Delegacia do Idoso, dentre os tipos de crimes cometidos contra a pessoa idosa destacam-se os referentes a ameaças, maus tratos, furto, danos materiais, constrangimento ilegal, perturbação da tranquilidade, empréstimo consignado, violação de domicílio, fraude, roubo, violência física, psicológica e sexual.”Quem sofrer alguma violência e quiser fazer a denúncia, pode procurar a Defensoria Pública, as delegacias do idoso, os conselhos municipais e estaduais do idoso e a Promotoria do Idoso. Embora cada cidade possua sua própria rede, nós atendemos às demandas de São Luís e dos municípios do nosso estado”, recomendou a assistente social do Centro de Apoio e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopzic.

Número da violência

O índice de violência contra idosos no país, segundo informou o defensor geral, aumentou a ponto de hoje ser encarado como um grave problema de saúde pública. No Maranhão os idosos representam 7,3% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

“O objetivo da campanha é mobilizar o setor público, sociedade civil e instituições públicas no sentido de que apresentem suas ações e seus programas relativos ao combate e prevenção a violência contra a pessoa idosa. Vale ressaltar que o IBGE aponta o Brasil como o sexto maior país em número de idosos”, disse Aldy Mello.

Na avaliação da coordenadora do Capvi, Izabel Lopizic, a violência contra idosos sempre existiu e, hoje, tem mais visibilidade por que as pessoas estão se conscientizando de seus direitos e tendo oportunidade de formular denuncias. “Atualmente existe no Maranhão uma rede de atendimento que garante a defesa dos direitos dos idosos”, destacou a coordenadora.

O aposentado Manoel Moura Ramos, de 87 anos, disse que as campanhas são importantes para chamar a atenção da sociedade para os problemas ligados ao setor da terceira idade.

“A campanha é um apelo para que as pessoas observem como vivem os idosos ao seu redor. Muitas vezes o próprio idoso não tem coragem de denunciar sua agressão, então é importante que outras pessoas que vejam essa agressão denunciem, porque a maioria das vezes ela é feita por membros da própria família”, observou Moura.

Tipos de violência

Os casos de violência contra o idoso são variados: danos morais, constrangimento ilegal, violação em domicílio, estelionato, descriminação de pessoa idosa, injúria, calúnia e difamação, entre outros.

O maior número de registro é de violência psicologia, seguido de abuso financeiro e negligência. A grande maioria agredida é formada por mulheres. As vítimas do sexo masculino sofrem mais com a violência fora do ambiente familiar.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Trio aplica golpe em moradores do Pará por meio do PIX

Publicado

em

A Polícia Civil prendeu três homens que estariam roubando dinheiro usando o PIX, a nova forma de transferir e receber dinheiro criado pelo Banco Central.

Segundo a polícia, os suspeitos moram em Imperatriz, no Maranhão, e conseguiram roubar R$ 16.800 da conta de duas pessoas que moram no Pará.

Ao serem presos, os três foram autuados pela prática de crimes cibernéticos, furto mediante fraude e Associação Criminosa. Com eles, a polícia ainda apreendeu a quantia de R$ 10.429,00, celulares e objetos de valor.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo
publicidade Bronze