- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Lideranças indígenas ocupam sede da Funai em Imperatriz

Mais Lidas

Lideranças indígenas ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Imperatriz. Entre as reivindicações dos índios está a reestruturação do órgão para atender as aldeias na região sudoeste do Estado.

Os índios continuam acampados e afirmam que só vão deixar a sede da Funai quando as reinvenções forem atendidas. Outra, além de melhorias na qualidade de vida nas aldeias, os índios querem a regularização fundiária de cinco áreas indígenas do Maranhão.

Os povos indígenas Crikatis, Guajajara e Gaviões, juntos, com a mesma intenção. Com urgência cobram a reestruturação da Funai, querem opinar na indicação dos novos coordenadores. Além disso, falam no fim da invasão das áreas indígenas no cerrado maranhense e com extração de madeira na região de Amarante.

Além de exigir o afastamento do coordenador regional da Funai, José Leite Piancó, as lideranças querem, também, a presença do presidente da Funai, Márcio Meira, para acompanhar as negociações. Eles reclamam de problemas na educação e, principalmente, o atendimento á saúde indígena.

No início da noite, alguns índios deixaram a sede da Funai e foram para dormitórios. A intenção era deixar o local disponível para os representantes de seis aldeias que eram aguardados para dar apoio ao grupo.

O movimento organizado pelas lideranças indígenas esta fortalecido. No primeiro dia de manifestação, houve um pequeno avanço nas negociações com representantes da Funai. Ainda assim, eles afirmam que vão permanecer acampados até que todas as reivindicações sejam atendidas. (iMirante)

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

isso mesmo pessoal ,temos que tirar eese pessoal tabem da funai ,ater hoje nunca fizeram nada e nem vaõ fazer ,sao todos um atrasor na vida dos indios……

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias