Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Líderes do Movimento Cultural de Imperatriz entregam documento reivindicatório a Roseana

Publicado

em

Como haviam programado anteriormente, lideranças do Movimento Cultural de Imperatriz (MCI) aproveitaram a visita da governadora Roseana Sarney, na manhã dessa quarta-feira (14), à Câmara Municipal de Imperatriz para entregar-lhe um documento com uma pauta de reivindicação, na qual incluiu o pedido de um prédio abandonado de propriedade da Caema, situado no bairro da Caema, com o objetivo de transformá-lo num grande centro de cultura popular.

No documento, os ativistas culturais lembram que a revista Veja de edição 2241 – ano 44 – nº 44, que circulou no dia 02 de novembro de 2011, trouxe matéria sobre a importância e o crescimento econômico de 106 cidades brasileiras que não são capitais e com mais de 200.000 habitantes, estando dentre elas Imperatriz. Segundo a revista, essas cidades abrigam 20% dos brasileiros e produzem 28% do PIB do país. Tal matéria jornalística vem num momento importante, quando a cidade vive um boom em sua economia.

Observa que a cidade tornou-se referência, em todos os sentidos, para o sul do Maranhão, além do norte do Tocantins e sul do Pará. Todo esse crescimento tem se refletido igualmente na necessidade afeta à cultura, sem contar ainda com investimentos públicos que atendam a essa nova demanda. “A título de exemplo, o Teatro Ferreira Gullar, com capacidade bastante limitada de apenas 160 lugares, encontra-se hoje com pauta cheia e lotação esgotada bem antes dos espetáculos”.

O documento sugere que há a necessidade de grandes investimentos, que ultrapassa a possibilidade orçamentária do município, como a construção e manutenção de uma escola de música, grande biblioteca pública, teatro de 600 lugares, além de uma participação maior no orçamento do Governo do Estado mantendo um calendário permanente de eventos importantes nesta cidade, na forma como ocorre em São Luís.

“Diante dessa situação, um grupo de artistas, intelectuais, estudantes e ativistas culturais de forma geral reuniram-se na Academia Imperatrizense de Letras com o intuito de fortalecer a oferta de manifestações culturais em Imperatriz e região, mormente por meio de discussão e implementação de políticas públicas, ou seja, em caráter permanente”, afirma o documento, ressaltando que o público beneficiado seria a sociedade em geral, mas de maneira especial, o público infanto-juvenil.

Os líderes do MCI explicam que o grupo analisou e construiu uma pauta reivindicatória a ser observada na construção da mencionada política pública para a cultura, tanto por parte do Governo do Estado quanto do município de Imperatriz e, também, pelo Governo Federal, este por meio da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no que tange à implementação da Rádio Universidade FM, nos moldes da já existente naa capital, há 25 anos.

No âmbito municipal, o espaço escolar foi pensado para investimentos ambiciosos, aproveitando-se da formação fundamental do ser humano em desenvolvimento e das próprias leis do País que assim determinam como o Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei nº 11.769/2008 (de iniciativa de V. Exa.), que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. “Assim, encontra-se em adiantada negociação a proposta de mudança no currículo escolar para inclusão de duas disciplinas nos noves anos do ensino fundamental do município, quais sejam música e artes, atingindo um público considerável de 42.000 alunos”.

Quanto ao Governo do Estado, o grupo elaborou pauta que previa, em termos estruturais, a implantação de escola de música, grande biblioteca, teatro e um centro cultural. No mais, a elaboração de um calendário permanente de eventos, planejamento conjunto entre estado e município de agenda anual para o ano subsequente, a vinda mensal do secretário de estado de Cultura a Imperatriz e o comprometimento de percentual do orçamento justamente para o custeio dessa demanda (calendário e agenda culturais).

Coral Os Curumins

O promotor público João Marcelo Trovão, um dos líderes do MCI, informou que o Movimento realiza na tarde desta sexta-feira (16), a partir das 16h, uma apresentação do Coral Os Curumins, no prédio da Caema, o qual está sendo reivindicado para a implantação do Centro Cultural. O evento conta, segundo João Marcelo, com o irrestrito apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Fundação Cultural de Imperatriz. “A criançada do bairro da Caema vai ser presenteada com a apresentação do coral e brinquedos que ali serão distribuídos”, afirma. (O Progresso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: UEMASUL segue com dois concursos públicos com 20 vagas para curso de Medicina

Publicado

em

Estão abertos dois concursos públicos com oferta de 20 vagas para atender o curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz, objetos do Edital nº 01/2021 – GR/UEMASUL e do Edital nº 02/2021 – GR/UEMASUL.

O primeiro Edital, aberto até o dia 30 de dezembro de 2021, oferta 13 vagas para Professor Adjunto, com regime de trabalho de 40 horas semanais, tendo como pré-requisitos a graduação em Medicina, com Residência e Doutorado em áreas afins, com experiência profissional na área de atuação ou em docência.

O segundo Edital, com inscrições até dia 03 de janeiro de 2022, disponibiliza sete vagas para Professor Adjunto, com regime de trabalho de 40 horas semanais para as áreas e subáreas: Enfermagem, com as subáreas Obstetrícia e Saúde Pública; Fisioterapia; Farmácia; Ciências Biológicas, com as subáreas Morfologia e Fisiologia; Psicologia, com subárea Ensino e Aprendizagem e Educação (para graduados em Pedagogia).

Encerrados os períodos de inscrição para Professor Adjunto dos dois editais e não havendo candidatos inscritos, os editais serão reabertos com inscrição para Professor Assistente, que tem como pré-requisitos a graduação na área específica, com Residência e Mestrado em áreas afins. Só haverá inscrição para o cargo de Professor Assistente na inexistência de inscrição para o cargo de Professor Adjunto.

Os dois concursos são coordenados pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Imperatriz, sob a orientação da Coordenação de Acesso ao Ensino Superior (CAES) e acompanhamento e supervisão da Comissão de Concursos da UEMASUL. Todas as informações, incluindo o calendário das etapas dos concursos estão disponíveis nos Editais, que podem ser acessados no sítio institucional da UEMASUL.

A seleção constará de prova escrita de conhecimentos, com leitura pública, de caráter eliminatório e classificatório; prova didática, de caráter eliminatório e classificatório e prova de Títulos, de caráter classificatório. 

O requerimento de inscrição deve ser protocolado no Protocolo Geral da UEMASUL, campus Imperatriz, localizado na Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, acompanhado dos documentos obrigatórios, paginados e autenticados, do Currículo Lattes devidamente comprovado e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Fiscalização de vagas prioritárias de idosos, pessoas com deficiência e carga e descarga é intensificada

Publicado

em

Estacionar em vagas prioritárias destinadas às pessoas com deficiência e idosos é considerado infração de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O alerta é do coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, que afirma a intensificação de ações de fiscalizações em vagas prioritárias em Imperatriz.

Segundo ele, os motoristas flagrados nestes locais, sem a devida autorização, podem ainda responder medida administrativa com a remoção do veículo, que somente será liberado após a regularização junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). “É preciso mais conscientização dos condutores para que respeitem a importância dessas vagas para quem tem direito a elas”, pontou.

Ele observa que devido ao final de ano aumentou o número de veículos em circulação no setor comercial, inclusive de outras cidades e estados, ocupando indevidamente vagas prioritárias destinadas aos idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga de mercadorias. “Nós seguiremos intensificando as fiscalizações dessas vagas, inclusive em áreas de shoppings e supermercados”, garantiu.

Hodislan Maciel ressalta ainda que, além da fiscalização dos agentes de trânsito, haverá o suporte do sistema de videomonitoramento da Setran para identificar os veículos que estejam desrespeitando essa norma prevista no Código de Trânsito Brasileiro, CTB. “Nossas equipes realizam patrulhamento viário em todos esses locais para verificar o cumprimento das vagas prioritárias”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Superintendência de Iluminação pública agiliza atendimento via call center, aplicativo e presencial na Sinfra

Publicado

em

O superintendente de Iluminação Pública, Francisco Vaz, assinala que nova empresa Cosampa realiza, em ritmo acelerado, trabalho de manutenção corretiva e preventiva do sistema de iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros e povoados do município de Imperatriz. “Nós estamos trabalhando na recuperação de luminárias apagadas, inclusive com pronto-atendimento à população através do call center 0800 006 1636, 24 horas, sete dias por semana”, destaca.

Segundo ele, o suporte ao atendimento de manutenção também pode ser feito através do aplicativo Cidade Iluminada, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), junto à Superintendência de Iluminação Pública (SIP), situada na rua “Y”, no bairro Nova Imperatriz.

“Nós registramos mais de 250 atendimentos somente neste primeiro dia de funcionamento do call center, onde dispomos de quatro equipes trabalhando em ritmo acelerado na substituição de lâmpadas queimadas e/ou danificadas nas vias de Imperatriz”, garantiu ele.

Francisco Vaz assinala que estão sendo feitos cerca de 60 atendimentos diariamente pelas equipes de manutenção devendo, em pouco tempo, suprir a demanda da população na reposição de lâmpadas queimadas, contribuindo para melhoria da segurança pública, evitando a escuridão e vias totalmente iluminadas.

O superintendente disse ainda que técnicos iniciaram a montagem da decoração natalina em vários órgãos, instituições e vias públicas preparando a cidade para o clima natalino e de ano novo em Imperatriz.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze