Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Membros dos colegiados de gestão regionais da saúde são empossados

Publicado

em

Os membros dos 19 Colegiados de Gestão Regionais (CGRs) de Saúde foram empossados, nesta segunda-feira (27), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), presidida pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, realizada no Hotel Luzeiros. A composição e instalação dos CGRs fazem parte do processo de regionalização dos serviços de saúde do Maranhão.

A reunião contou com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca; da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; e da deputada estadual Vianey Bringel.

Ricardo Murad lembrou que a composição dos CGRs representa um momento histórico e revolucionário na saúde do Maranhão, onde os colegiados passam a ter autonomia para discutir e reivindicar melhorias na prestação dos serviços de saúde.

“Os Colegiados Regionais de saúde precisam ter, antes de tudo, empenho e participação, para desenvolver as ações de gestor do seu município, e conhecimento da realidade dos municípios da regional”, disse Murad.

A constituição do CGR é uma etapa da regionalização que, para o pleno funcionamento, requer que os instrumentos de planejamento, a regulação, a programação e a ação coordenada entre os gestores sejam efetivos e permanentes.

O secretário explicou que os colegiados terão imensas responsabilidades. “É nos municípios que vão se desenvolver as ações de saúde que queremos assegurar à população maranhense”, declarou.

Os CGRs terão sede própria, funcionários e sistemas de informação para que possam trabalhar com autonomia e conhecimento da realidade de cada região. Constituem um espaço de decisão por meio de identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde, integrada e resolutiva.

“É um processo inédito no Maranhão, sob a liderança do secretário Ricardo Murad. Só o Maranhão e o Amapá ainda não tinham implantado os colegiados de gestão. A saúde do nosso estado está sendo transformada”, enfatizou a presidente do Cosems, Iolete Arruda.

O CGR é formado pelos gestores municipais de saúde de cada região e por representantes do gestor estadual, sendo as suas decisões sempre por consenso, pressupondo o envolvimento e comprometimento do conjunto de gestores com os compromissos pactuados.

“Pedimos a compreensão dos prefeitos para que fortaleçam os trabalhos dos secretários municipais de saúde porque a melhoria dos indicadores de saúde depende do trabalho dos CGRs”, solicitou Júnior Marreca.

Normatização

O subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, explicou que a regionalização dos serviços de saúde precisa levar em consideração o respeito às realidades locais. Segundo mostrou, é preciso levar em conta o contexto sócio-econômico e cultural; fatores de risco e proteção; vulnerabilidades; dados epidemiológicos e distribuição de equipamentos de saúde. “O CGR precisa conhecer a verdadeira realidade de saúde de cada município para que possa discutir e justificar suas reivindicações junto aos governos estadual e federal”, acrescentou.

José Márcio falou da importância da orientação da CIB/MA para o funcionamento dos CGRs, dos regimentos internos e que, mesmos com os diferentes atores e diferentes relações, precisam ter os mesmos princípios organizativos. “A SES estará sempre à disposição para apoiar a instalação e o funcionamento do CGR na região, o processo de planejamento regional e a estratégia de construção e monitoramento dos Termos de Compromisso e Gestão (TCG) municipais”.

O papel dos CGRs é instituir um planejamento regional com definição de prioridades e responsabilidades; implantar e acompanhar a Programação pactuada Integrada (PPI); participar da definição e implantação do sistema de regulação; priorizar financiamentos e investimentos e, ainda, identificar as necessidades de expansão de serviços do Plano Diretor de Investimentos (PDI).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Mulher cai no golpe do “galã da internet” e fica sem moto

Publicado

em

Na cidade de Açailândia, no sul do Maranhão, um encontro do Dia dos Namorados, no sábado, 12, terminou na Delegacia. Tudo porque uma mulher teve a motocicleta Honda Biz, de cor vermelha com placa PSJ-9128, furtada por um homem com que havia marcado um encontro.

Segundo o Boletim de ocorrência, a mulher disse que mantinha contatos online com o homem, a cerca de três meses, e que no Dia dos Namorados, resolveram se conhecer pessoalmente.

O que era para ser uma noite romântica se transformou em pesadelo, após o homem pedir a moto para abastecer, sair e não mais voltar, deixando a vítima sem o veículo.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Pequenos produtores fornecerão mandioca para produção de cerveja da AMBEV

Publicado

em

Na sexta, dia 11, representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), da AMBEV, empresa dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água, e também representantes da gestão municipal, para discutir parceria para fornecimento de mandioca da agricultura familiar para a produção de cervejas.

Ficou acertado que os produtores de mandioca de Porto Franco, devem procurar a Secretaria Municipal Agricultura, de segunda a sexta, das 08h às 12h para realizarem o cadastro.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 4 de Julho vence Cavalo de Aço

Publicado

em

O 4 de Julho venceu a primeira partida na Série D graças à estrela de dois jogadores que saíram do banco de reservas na Arena Ytacoatiara, em Piripiri, neste sábado, 12. O Colorado bateu o Imperatriz por 2 a 0, neste sábado, com os gols de Etinho e Cinelton. A equipe piauiense esquentou a briga por vaga no G-4 da tabela do Grupo 2 e assumiu a vice-liderança. O Cavalo de Aço caiu para quarto. (Foto: Renato Andrade)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze