- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Ministros visitam Centro de Lançamento de Alcântara

Mais Lidas

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim; das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, visitam, hoje, as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para conhecer os sistemas de modernização que estão sendo feitos no CLA com o objetivo de aperfeiçoar as atividades de lançamentos espaciais. Os ministros estarão acompanhados pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, e o diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), tenente-brigadeiro do Ar, Ailton dos Santos Pohlmann.

Essa é a primeira visita de Marco Antônio Raupp as instalações do CLA desde que assumiu a AEB. Trata-se de uma agenda de rotina, a exemplo do que tem ocorrido em outros centros de pesquisas brasileiros. Ontem, os ministros tiveram um encontro com a governadora Roseana Sarney para tratar sobre a parceria do governo do Maranhão em relação às atividades que são realizadas no centro.

A visita ao centro é uma atividade institucional para avaliação periódica das ações que estão sendo realizadas no local. Na ocasião, o diretor do CLA, Ricardo Rangel, vai apresentar as atividades realizadas pelo centro, incluindo o andamento das obras da Torre Móvel de Integração (TMI), que têm previsão de ser concluídas até outubro deste ano, e a inauguração da nova Sala de Controle e da Casamata, locais utilizados para o lançamento e monitoramento dos foguetes.

A reunião servirá, também, para avaliação das etapas de modernização do centro, que possibilitou aprimorar a precisão nos lançamentos e preparar o CLA para atividades de maior complexidade envolvendo foguetes de grande porte, como o VLS, cujo primeiro voo de qualificação está previsto para o próximo ano. Em 2012, também está previsto o lançamento do foguete Cyclone 4 pela empresa Alcantara Cyclone Space (ACS), uma parceria dos governos do Brasil e da Ucrânia.

Modernização

A Sala de Controle, que será inaugurada hoje, faz parte do programa de modernização do CLA, que começou a ser concretizada a partir de 2008 com a substituição de equipamentos analógicos. Essa modernização foi empregada ainda na Casamata, no Sistema de Radar e no Setor de Meteorologia.

Na Sala de Controle, onde acontece o acompanhamento de todas as etapas de uma operação de lançamento, bem como segurança de voo, telemedidas e localização, ocorreu a substituição de todos os sistemas analógicos para digital. Toda a comunicação de dados é feita atualmente por fibra ótica para evitar interferências.

No ano passado, com o lançamento de um VSB-30, transportando carga útil, da Sala de Controle foi possível acompanhar a parte interna do foguete por meio de uma câmera colocada dentro da carga útil. Os novos sistemas da Sala de Controle são considerados os mais evoluídos tecnologicamente, proporcionando maior segurança nas operações de lançamento e eliminando qualquer possibilidade de sabotagem.

Além da Sala de Controle, o CLA adquiriu equipamentos, sendo o mais recente um sistema de perfiladores de vento que dispõe de tecnologia que permite uma nova dinâmica na avaliação dos ventos verticais.

Com relação às obras da Torre Móvel de Integração, as etapas estão bem adiantadas. Com a estrutura completamente concluída, a fase atual é de teste dos equipamentos eletrônicos e acabamento da integração dos sistemas de comunicação da TMI com a Casamata. (iMirante)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias