Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Ministros visitam Centro de Lançamento de Alcântara

Publicado

em

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim; das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, visitam, hoje, as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para conhecer os sistemas de modernização que estão sendo feitos no CLA com o objetivo de aperfeiçoar as atividades de lançamentos espaciais. Os ministros estarão acompanhados pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, e o diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), tenente-brigadeiro do Ar, Ailton dos Santos Pohlmann.

Essa é a primeira visita de Marco Antônio Raupp as instalações do CLA desde que assumiu a AEB. Trata-se de uma agenda de rotina, a exemplo do que tem ocorrido em outros centros de pesquisas brasileiros. Ontem, os ministros tiveram um encontro com a governadora Roseana Sarney para tratar sobre a parceria do governo do Maranhão em relação às atividades que são realizadas no centro.

A visita ao centro é uma atividade institucional para avaliação periódica das ações que estão sendo realizadas no local. Na ocasião, o diretor do CLA, Ricardo Rangel, vai apresentar as atividades realizadas pelo centro, incluindo o andamento das obras da Torre Móvel de Integração (TMI), que têm previsão de ser concluídas até outubro deste ano, e a inauguração da nova Sala de Controle e da Casamata, locais utilizados para o lançamento e monitoramento dos foguetes.

A reunião servirá, também, para avaliação das etapas de modernização do centro, que possibilitou aprimorar a precisão nos lançamentos e preparar o CLA para atividades de maior complexidade envolvendo foguetes de grande porte, como o VLS, cujo primeiro voo de qualificação está previsto para o próximo ano. Em 2012, também está previsto o lançamento do foguete Cyclone 4 pela empresa Alcantara Cyclone Space (ACS), uma parceria dos governos do Brasil e da Ucrânia.

Modernização

A Sala de Controle, que será inaugurada hoje, faz parte do programa de modernização do CLA, que começou a ser concretizada a partir de 2008 com a substituição de equipamentos analógicos. Essa modernização foi empregada ainda na Casamata, no Sistema de Radar e no Setor de Meteorologia.

Na Sala de Controle, onde acontece o acompanhamento de todas as etapas de uma operação de lançamento, bem como segurança de voo, telemedidas e localização, ocorreu a substituição de todos os sistemas analógicos para digital. Toda a comunicação de dados é feita atualmente por fibra ótica para evitar interferências.

No ano passado, com o lançamento de um VSB-30, transportando carga útil, da Sala de Controle foi possível acompanhar a parte interna do foguete por meio de uma câmera colocada dentro da carga útil. Os novos sistemas da Sala de Controle são considerados os mais evoluídos tecnologicamente, proporcionando maior segurança nas operações de lançamento e eliminando qualquer possibilidade de sabotagem.

Além da Sala de Controle, o CLA adquiriu equipamentos, sendo o mais recente um sistema de perfiladores de vento que dispõe de tecnologia que permite uma nova dinâmica na avaliação dos ventos verticais.

Com relação às obras da Torre Móvel de Integração, as etapas estão bem adiantadas. Com a estrutura completamente concluída, a fase atual é de teste dos equipamentos eletrônicos e acabamento da integração dos sistemas de comunicação da TMI com a Casamata. (iMirante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze