Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Movimentação de carga geral sobe 1756,99% no Porto do Itaqui

Publicado

em

O Porto do Itaqui movimentou, em janeiro de 2011, 853,60 mil toneladas de carga nos berços 101 a 106. Foi 4,66% a mais que o total do mesmo período do ano passado. Foram 59 atracações de navios registradas no porto, contra os 54 que aportaram em janeiro de 2010.

Dentre os principais produtos operados no porto maranhense estão derivados de petróleo (402,94 mil toneladas), ferro gusa (263,70 mil t), carga geral (36,91 mil t), milho (36,82 mil t), antracita (36,48 mil t) e fertilizante (25,12 mil t).

Do total calculado, o berço 105, arrendado pela mineradora Vale, movimentou 320,53 mil toneladas, 83,72% a mais que em janeiro de 2010 e os berços públicos (101, 102, 103, 104 e 106) somados movimentaram 533,07 mil toneladas.

Novidades

De acordo com dados do Relatório Mensal de Movimentação de Cargas e Navios, que foi elaborado pela Gerência de Planejamento (Gepla), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), as novidades de janeiro são a antracita e o arroz (14,73 mil t), itens não movimentados no mesmo período do ano passado nos berços públicos do Itaqui.

Já o destaque está na movimentação de carga geral, que subiu de 1,98 mil toneladas para 36,91 mil toneladas no período, o que representa um acréscimo de mais de 1000%.

“O aumento da carga geral deu-se, principalmente, em razão dos descarregamentos de trilhos utilizados na duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC)”, explicou Rafael Sousa de Vasconcelos, responsável por gerenciar as operações na área primária.

De acordo com o relatório, as operações com derivados de petróleo encabeçam a lista de produtos mais movimentados no Itaqui. Este mês a movimentação somou 402,94 mil toneladas, contra 523,83 mil t registrados em janeiro de 2010.

A queda era esperada pela Emap, já que o berço 106, plataforma utilizada para o transbordo e descarga de combustível, passou por manutenções (substituição de defensas) no final de janeiro, suspendendo por dois dias a atracação de navios para operações de entreposto. “No entanto, cresceu a movimentação por terra de derivados para o mercado interno”, pondera o gerente.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze