Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Palácio dos Leões é aberto à visitação aos sábados

Publicado

em

Em junho, o visitante poderá conferir o acervo abrigado pelo Palácio dos Leões às segundas, quartas, sextas e, agora, também aos sábados. Já no mês de julho, o período será estendido e a visitação será realizada de terça-feira à sábado, sempre das 14h às 17h30. Sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, o Palácio dos Leões, por causa do grande número de turistas que visitam São Luís no período junino e nas férias, abrirá as portas para visitação pública em períodos diferenciados neste mês e em julho.

Neste sábado (5), o espaço estará aberto das 14h às 17h30. “Decidimos estender o período para atender à demanda e à curiosidade dos turistas que chegam à cidade nesses dois meses, quando há um incremento na movimentação de visitantes”, ressaltou Josimar Pereira, curadora de Bens Culturais do Palácio dos Leões.

O espaço abriga um rico acervo constituído, entre outros, pela coleção de artes plásticas de Arthur Azevedo, que reúne pinturas sobre tela, madeira, metal e gravuras e esculturas. No Palácio, estão guardadas obras de inestimável valor artístico, hoje, inventariadas, tombadas e catalogadas. Entre elas, há telas de artistas plásticos nacionais, como Antônio Parreira, Victor Meirelles, e internacionais, a exemplo de Lartigau.

Os salões nobres e luxuosos do Palácio dos Leões chamam a atenção. Os espaços são recheados com um mobiliário eclético e expõem peças que remontam há mais de 200 anos. São candelabros, castiçais, tapetes franceses, lustres de cristais, porcelanas finas, trazidas de países como China, França e Áustria, e pratarias portuguesas.

A história do prédio também merece destaque. O Palácio é resultado de sucessivas reformas no espaço, cuja origem é um forte erguido pelos franceses, entre os estuários dos rios Anil e Bacanga, na então Ilha de Upaon-Açu, em 1612. Os invasores Maranhão, sob o comandado de Daniel de La Touche, tentaram estabelecer nestas terras uma colônia batizada de França Equinocial.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscara

Publicado

em

Conforme o novo decreto de nº 116, divulgado pela Prefeitura de Imperatriz nesta segunda-feira, 29, a medida sanitária de enfrentamento à Covid-19 retoma a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção em locais públicos e de uso coletivo, por todas as pessoas e em todas as atividades empresárias ou não. Os cuidados de higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão continuam, assim como a disponibilização de informações sobre a doença.

Entrada e permanência nas escolas, inclusive nas salas de aula, creches, conservatórios da rede pública municipal, acima de 4 anos, fica obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz, boca e ajustadas perfeitamente ao rosto.


As escolas e afins da rede privada poderão exigir o uso de máscara facial de proteção, conforme protocolo sanitário adotado, para entrada e permanência em suas dependências.

Decreto de nº 109/2021 permanece em vigor, não conflitantes com o atual decreto, disponíveis AQUI

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze