Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Plano vai melhorar gestão em Parque Estadual

Publicado

em

ma1Com o objetivo de promover uma melhor gestão ambiental nas unidades de conservação do Estado, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, lançou, na tarde desta segunda-feira (23), o Plano de Manejo do Parque Estadual do Mirador, no Mirante da Lagoa da Jansen, em São Luís.

O Plano visa promover uma profunda análise do ecossistema do Parque, de modo de modo a gerar uma minuta para o zoneamento do parque.

“É um plano gigantesco e de grande importância, pois este parque abrange toda a biorede, bacias hidrográficas (nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas), que alimentam o Sistema de Abastecimento de Água do Italuís, e as cidades ribeirinhas por onde passa, então precisamos sistematizá-los melhor para que a gente possa ter êxito na função de fazer uma gestão de parque”, ressaltou Wahington Rio Branco.

De acordo com o secretário, o plano será também um dos requisitos imprescindíveis para a sustentação do Parque Industrial, que está sendo implantado no Estado e terá satélites em torno deste grande empreendimento. O parque Estadual do Mirador, localizado no sul do Estado, abrange uma área de aproximadamente 437 mil hectares e é considerado o segundo maior parque do cerrado brasileiro.

Segundo a coordenadora geral do Plano, a superintendente de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Secretaria, Lívia Karen Souza, o plano terá duração de 8 meses a um ano e será executado por meio de  fases de levantamento biótico, do meio físico, socioeconômico, situação fundiária, potencial ecoturístico e consulta pública. 

O trabalho será realizado por 6 equipes, compostas por pesquisadores, biólogos, geólogos, entre outros especialistas, convidados da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Uema (Universidade Estadual do Maranhão), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFAM (Universidade Fderal do Amazonas).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AMARANTE: Finalizada obras do IEMA

Publicado

em

Mais duas cidades maranhenses estão prestes a receber obras importantes na área da educação. As equipes de engenharia da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) finalizaram as obras no Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) em Santa Luzia do Paruá e Amarante do Maranhão.

Na região oeste, na cidade de Amarante, a população aguarda ansiosa pela entrega oficial do prédio. A estrutura é ampla e moderna, atendendo as necessidades da comunidade estudantil. Antes, os alunos precisavam se deslocar até Imperatriz para buscar outras alternativas para ampliar o conhecimento. Agora, com a nova infraestrutura pronta, o município de Amarante passará a oferecer vagas de ensino para as cidades e povoados vizinhos.

“Com essa unidade do IEMA chegando, muitos jovens terão aulas que Amarante nunca viu, com aulas em tempo integral e com cursos técnicos. Será um salto na educação! Eu, assim como toda a população de Amarante, estou muito ansioso por isso”, destaca o estudante Thiago Viana. 

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Estacionamento, embarque e desembarque de passageiros em trecho na Rua Sousa Lima é proibido

Publicado

em

Para melhor fluidez no trânsito, foi feita a nova sinalização da Rua Sousa Lima, no trecho das avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa, restringe estacionamento; embarque e desembarque de passageiros do lado direito da via. Perímetro está completamente sinalizado, e passa a ser fiscalizado diariamente pelas viaturas de áreas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, explica que desde que foi implantada a nova sinalização, agentes de trânsito buscam orientar condutores a respeitar a proibição de estacionamento de veículos do lado direito da Rua Sousa Lima, no Centro. “É uma via de intenso tráfego de carros que causava congestionamentos e prejudicava a fluidez do trânsito”, justifica.

Ele ressaltou que “esse trecho da via fica proibido o embarque e o desembarque de passageiros, pois comprometia a fluidez, devendo estar livre para circulação de veículos que passam pela Rua Sousa Lima, sentido Avenida Getúlio Vargas”.

Hodislan Maciel explica ainda que “o órgão de trânsito com circunscrição sobre a via tem autonomia para decidir sobre a proibição de estacionamento e/ou de para sempre que as circunstâncias representarem prejuízo ou risco ao trânsito”. “A Setran busca alternativas para melhorar cada vez mais a fluidez de via que apresentam pontos de congestionamentos, principalmente durante os chamados horários de picos”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Segurança é reforçada nas áreas de acesso às praias do Cacau e do Meio

Publicado

em

Com objetivo de orientar banhistas sobre os riscos de afogamentos nas praias do Cacau e do Meio, agentes de Trânsito, Defesa Civil e guardas municipais reforçaram a segurança nas áreas de acesso aos locais de banho no Rio Tocantins, em Imperatriz. Medida também visa conscientizar condutores de veículos automotores para que não coloquem em risco a vida dos pedestres, evitando a obstrução da via que tem livre trânsito dos carros de saúde e segurança pública.

De acordo com o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos, a “força-tarefa” é de fundamental importância nestes locais em virtude da grande quantidade de veículos que se desloca todo final de semana às praias do Cacau e do Meio, evitando congestionamentos na Avenida Ribamar Fiquene.

“Temos utilizado cones para marcar área de proibição de acesso à orla das praias, garantindo a segurança de todos os banhistas nesse trajeto”, explica ele, ao ressaltar que, embora não tenha sido liberado o período oficial de veraneio, a movimentação tem sido intensa de frequentadores.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, diz que os agentes dos órgãos prestam orientações sobre os cuidados com os porões (buracos na areia) e riscos de afogamentos que devem ser observados pelos banhistas, principalmente os cuidados com crianças e adolescentes no Rio Tocantins.

“Nossa barreira de orientação e controle de transporte é essencial para ajudar na organização e dar mais segurança aos banhistas que descem sentido às praias do Cacau e do Meio”, finaliza.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze