Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Policiais Civis são homenageados pelo Ministério da Justiça

Publicado

em

Três policiais civis do Maranhão, integrantes da Unidade de Investigação Criminal do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, foram homenageados pelo desempenho nas investigações que resultaram na identificação dos envolvidos na morte de vários moradores de rua na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas, ocorrido durante todo o ano de 2010.

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Brisolla Balestreri, enviou ao secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluísio Mendes, um documento informando que os três policiais haviam desenvolvido um importante papel durante o inquérito policial.

O delegado de Polícia Civil, Humaitan Silva Oliveira, e os policiais civis Frederico de Carvalho Sobrinho e Mário César Amaral Nunes fizeram parte de um grupo com mais nove homens enviados pelo Ministério da Justiça (MJ) para reforçar os trabalhos investigativos.

De acordo com o documento enviado pelo ex-secretário, os referidos policiais do Maranhão “são dignos de ato de honraria, pois desempenharam um admirável papel, visto que os homicídios transgridem os direitos essenciais do ser humano e afetam a sociedade e os Direitos Humanos”.

Os policiais civis maranhenses e o restante do grupo da Força Nacional permaneceram 45 dias na capital alagoana realizando diligências pela cidade e procurando testemunhas a fim de identificar os autores dos crimes.

Ao todo, foram investigados 39 casos, sendo que em dois deles houve apenas tentativa de homicídio e as vítimas não chegaram a óbito. Do total, nove inquéritos tiveram a participação da Força Nacional, sendo um realizado em conjunto com a Polícia de Alagoas.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) de Alagoas, do total dos inquéritos instaurados mais de 68% foram solucionados. O trabalho policial apontou que alguns crimes apresentavam características de terem sido cometidos por grupos de extermínio, embora tivessem sido praticados por apenas uma pessoa. Como resultado final, sete pessoas foram detidas, entre elas um ex-policial civil.

Todos os policiais que compõem a Unidade de Investigação Criminal estão à disposição do Ministério da Justiça, aguardando convocação para ações em localidades em que necessitem de intervenção federal.

Outras homenagens 

Em 2009, vários policiais civis do Maranhão também foram homenageados pelos relevantes serviços prestados a sociedade. Entre eles, o delegado Sidney Oliveira de Sousa, na época lotado na Delegacia de Polícia Civil do município de Bom Jesus das Selvas, interior do estado, e os agentes Fabíola Nadja Lires Mourão, Raimundo Pereira dos Santos Júnior, Carlos Rene Madeira Cavalcante e Paulo Roberto Silva de Oliveira.

Todos receberam homenagens pelo trabalho desempenhado durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia naquele ano. As investigações e incursões aconteceram na cidade de Açailândia. O trabalho policial visava combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes que vinham ocorrendo na cidade.

A indicação para as homenagens foi feita pela presidente da CPI, a deputada estadual Eliziane Gama, que em novembro de 2009 desenvolveu uma série de ações contra pessoas que abusavam de menores de idade por todo o estado.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: HMAM recebe novos instrumentos cirúrgicos

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 20, o Hospital e Maternidade Aderson Marinho (HMAM), no município de Porto Franco, na região Tocantina, Maranhão, recebeu da Secretaria de Saúde novos instrumentais cirúrgicos.

Segundo a Secretaria, os instrumentos visam dar condições para que a equipe possa atender da melhor forma toda a população de Porto Franco e região.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze