Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Porto do Itaqui retoma operações de cabotagem

Publicado

em

MA1A chegada, na próxima terça-feira, 3, à tarde, de um navio com 170 contêineres marca a retomada das operações de cabotagem no Porto do Itaqui. A carga vem do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Essa é a primeira operação dessa modalidade em quatro anos. Cabotagem é a navegação realizada entre portos do mesmo país pelo litoral ou por vias fluviais, se contrapondo à navegação de longo curso, que é aquela realizada entre portos de diferentes nações.

A vinda dos contêineres foi negociada com a Log In Transporte Logísticos, empresa nacional de transportes que, na área marítima, é especialista em cabotagem. Com essa operação teste, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) quer assegurar uma linha regular de cabotagem de contêineres para o Itaqui, até fevereiro de 2010. Até chegar em São Luís, a carga passará pelos portos brasileiros de Santos, Salvador e Suape.

“O Porto está empenhado em adquirir novas encomendas para que sejam utilizadas como carga de retorno para os estados do Sul e Sudeste. A operação é também uma contribuição com as indústrias maranhenses, que poderão contar com mais essa modalidade de transporte no estado”, observa o gerente de Planejamento da Emap, Gustavo Lago. Segundo ele, as operações irão acontecer quinzenalmente, a partir de terça-feira, 3 e representam incremento na receita do Itaqui.

A carga conteinerizada é uma tendência mundial devido a sua praticidade e possibilidade de fracionamento de carga. No Maranhão é vantagem em relação às cargas que viajam pelo modal ferroviário, já que o estado ainda não conta com uma ligação até o Sudeste do país por esse meio de transporte. Em contrapeso ao modal rodoviário, o transporte marítimo torna-se mais seguro, com a redução de riscos de incidentes (acidentes, roubo de carga), comuns nas estradas brasileiras.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: PM suspeito de matar médico em festa continua foragido

Publicado

em

Policial militar Adonias Sadda segue foragido

O policial militar, Adonias Sadda, principal suspeito de matar o médico Bruno Calaça Barbosa, 24 anos, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, na madrugada de segunda, 26, continua foragido.

Segundo o delegado, Praxíteles Martins, as testemunhas estão sendo ouvidas e diligências realizadas para capturar Adonias. Ainda conforme o delegado, outras pessoas envolvidas no delito, serão ouvidas.

O corpo do médico foi levado para velório e sepultamento em Porto Nacional, região central do estado do Tocantins.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

Publicado

em

O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze