Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Porto do Itaqui tem novas áreas para arrendamento

Publicado

em

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou o Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias do Porto do Itaqui. Com a decisão, serão disponibilizados mais 109 mil m² de área destinados a novos operadores, especialmente os interessados em movimentação de fertilizantes.

A mudança foi em atendimento ao pedido do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Itaqui (CAP), realizado ainda no ano passado. Foi solicitada a retificação da planta de segmentação de áreas do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto do Itaqui, apresentado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

A Antaq aprovou o desmembramento da retroárea dos berços 104 e 105, que tinha área total de 220 mil m². Foram criadas, com 109 mil m², três novos lotes. O primeiro, denominado de A-15C, com 48,7 mil m²; o segundo, chamado de A-15B, com 39,5 mil m², e o último, A-15 A, com 21,3 mil m². No berço 104 é movimentado alumínio, óleo vegetal, carga geral, fertilizante e contêiner. Já no berço 105, operado pela Vale, os principais produtos operados são soja, farelo de soja, ferro gusa, cobre e minério de ferro.

A gerente de Arrendamentos e Contratos da Emap, Ellen Brissac, explica que a intenção da empresa é organizar essa nova área para trabalhar principalmente com fertilizantes e que já há interessados nesse novo negócio. Em 2009, a movimentação de fertilizantes foi de 515 mil toneladas. De acordo com os dados do primeiro trimestre deste ano, a projeção para 2010 é chegar a 600 mil toneladas, ou seja, uma alta de 16,5%.

Atualmente, empresas como Vale, Bunge, Temar, Petrobras, Texaco, Sabba e Granel Química possuem áreas arrendadas no Porto do Itaqui. Os interessados nas novas áreas terão que participar de concorrência.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial diz que tiro em médico foi acidental e provocado por desavença com amigo

Publicado

em

Momento em que Adonias sai da delegacia para fazer exame de corpo de delito

Após ser preso, na noite desta terça 27, o policial militar Adonias Sadda, acusado de matar o médico, Bruno Calaça, de 23 anos, na madrugada da última segunda, 26, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, foi levado para prestar depoimento na delegacia, depois conduzido para exame de corpo de delito e colocado a cela do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Nesta quarta, 28, ele deve ser ouvido novamente pelo delegado Praxisteles Martins e detalhar sua versão.

Após ser preso, o militar disse que o tiro foi acidental e relatou que antes do crime, aconteceu uma desavença entre um de seus amigos que aparece nas imagens da câmera de segurança no momento do crime e o médico.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Medalhista olímpica Rayssa Leal é ovacionada no retorno para casa

Publicado

em

Após se tornar a atleta brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica, a skatista Rayssa Leal, a Fadinha, desembarcou no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (28).

Pouco antes de chegar à cidade natal, Rayssa fez uma publicação nas redes sociais em que anunciou o cancelamento da programação preparada para recepcioná-la na pista de skate onde treinava.

A atleta justifica que o momento ainda não é adequado para aglomerações e aproveitou o comunicado para incentivar que o público se vacine contra a Covid-19.

Após o desembarque em Imperatriz, a Fadinha do Skate fez um desfile em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) pelas principais ruas de Imperatriz .

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze