Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Presidente afirma que começa uma nova etapa da história do Estado

Publicado

em

“Começamos aqui uma nova etapa da história do Maranhão. Com um empreendimento como esse, vamos gerar milhares de empregos, investimentos, mais oportunidade de desenvolvimento, mais gente qualificada, melhores salários, mais renda, mais qualidade de vida”. A declaração foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium, no município de Bacabeira.

Com investimento de R$ 40 bilhões, a Refinaria, que será a maior da América Latina, vai gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos e refinar 600.000 barris/dia, o equivalente a 1/3 da produção nacional de petróleo.

O presidente do Senado, José Sarney, comemorou a implantação do empreendimento. “A Refinaria Premium é um prêmio para o Maranhão. Antes os olhos estavam voltados apenas para o sul do país, mas agora, os olhos estão voltados para nós”, disse José Sarney.

Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney enfatizou as melhorias que vêm sendo feitas e anunciou oportunidades com a vinda da refinaria. “Com muita determinação e trabalho, estamos sendo vistos país a fora como um dos estados propícios para realização de investimentos. Assim, preparamos o Estado, com a recuperação da infraestrutura nas vias, qualificação profissional, reformas e construção de escolas, hospitais, postos de segurança para garantir ao povo maranhense esta oportunidade”, afirmou.

Segundo Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, “a expectativa é mudar as vidas das pessoas e a região. Esse empreendimento tem impacto em várias esferas, como no transporte, hospitais, escolas, comércio, entre outras. Serão 26 mil pessoas trabalhando diretamente na refinaria. Nós, da Petrobras, estamos satisfeitos porque vamos dar início a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo”, afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ressaltou a refinaria como uma revolução na economia maranhense e brasileira. “É uma das maiores obras em execução no Mundo inteiro, que vai gerar em grande escola sensação de liberdade na economia do país e trazer desenvolvimento significativo e de tamanha dimensão para o esta cidade, o Estado e o país”, destacou o ministro.

Lobão reforçou ainda a determinação conjunta do presidente Lula, da governadora Roseana, do presidente da Petrobras, dos ministros, secretários, entre outros para a concretização deste grande empreendimento.

Determinação que foi destacada também pela ministra Dilma Roussef, ao ressaltar a instalação da Refinaria Premium como histórica para o país, este que não tinha a instalação de uma refinaria desde 1980. “Hoje podemos nos emocionar pois o Brasil está mudando, está mudando em favor do Nordeste, e hoje mudará em favor do Maranhão, de Bacabeira, que abrigará a maior Refinaria do Mundo, graça o empenho de todos aqui presentes. Este município vai mudar de uma forma que todos que moram aqui vão sentir na pele, com novas oportunidades de emprego, de qualificação, a melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento impactante e grandioso no Estado”, declarou.

A Refinaria vai entrar em operação em fases. A primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013 e a segunda para setembro de 2015, na qual a produção será ampliada para 600 mil barris/dia. No pico das obras, em 2013, serão contratados cerca de 26 mil trabalhadores.

Ato solene para vítimas no Haiti

Ao final de seu pronunciamento, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio para as vítimas do terremoto no Haiti, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I. Lula salientou o empenho dos 14 soldados brasileiros mortos na tragédia e destacou o trabalho da coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, também vítima do terremoto, que estava em missão de paz no Haiti.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo

Maranhão

Flávio Dino solicita antecipação da campanha de vacinação da gripe no Maranhão

Publicado

em

Na última reunião do ano do Conselho Nacional da Amazônia Legal, nesta quinta-feira (26), o governador Flávio Dino solicitou ao presidente do Conselho e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que seja antecipada a campanha de vacinação da gripe (influenza). 

“No Maranhão começou o período de chuvas e as síndromes gripais começam a aparecer. É muito importante antecipar a vacina da gripe para proporcionar melhores condições operacionais no combate ao coronavírus e à influenza”, disse o governador. 

Meio Ambiente

Na reunião virtual, o governador divulgou ainda que em 2020, o Maranhão apresentou um menor número de queimadas, quando comparado com o ano anterior. “Agora, aqui no Maranhão, as queimadas começam fortemente a declinar. O nosso indicador de 2020 foi menor que o 2019 e ficou abaixo média histórica do Maranhão, no que se refere a queimadas, focos de incêndio”, disse o governador ao ressaltar a atuação do Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros e secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com produtores e agricultores de todo o estado. 

Outro tema abordado durante o encontro foi o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Maranhão já concluiu todo o zoneamento do Bioma Amazônico e está em fase de execução do bioma Cerrado-Costeiro. “Até meados de 2021 teremos 100% do território com maranhense com o ZEE aprovado em lei na Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Dino. 

O governador questionou ainda sobre o repasse de recursos do Fundo da Amazônia e sugeriu a temática da bioeconomia, com maior sinergia entre setor público e o privado. “No Maranhão nós temos muitas possibilidades de arranjos produtivos significativos e ter um PPP da produção, da bioeconomia, seria uma boa oportunidade para geração de trabalho no estado”, finalizou o governador.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Governo vistoria obras de pavimentação e reforma do prédio da AIL

Publicado

em

O titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina (SEERT), Pastor Luiz Carlos Porto, vistoriou as obras realizadas pelo Governo do Estado na cidade de Imperatriz. Ele informou que após a pandemia do coronavírus (Covid-19) serão vistoriadas obras em outros municípios que estão na área de abrangência da SEERT.

No Parque São José, a principal reivindicação dos moradores era o asfaltamento do segmento da Rua Rui Barbosa, uma das principais artérias do bairro, que foi incluída no programa Mais Asfalto. Outra via beneficiada com as obras da gestão estadual é a Rua do Buritizal, no Parque das Palmeiras II. 

O secretário Luiz Carlos Porto explicou que várias ruas estão sendo beneficiadas, incluindo as vias em periferias. “O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, vem realizando um grande trabalho”, afirmou.

AIL

Entre as obras vistoriadas pelo secretário Luiz Carlos Porto encontra-se a de restauração do prédio que abriga a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), um dos mais suntuosos e antigos da cidade.

Por determinação do governador Flávio Dino, as obras continuam aceleradas, a expectativa é que o prédio seja entregue à população de Imperatriz até o dia 15 de dezembro.

Na companhia do presidente da AlL, Raimundo Trajano Neto, o secretário Luiz Carlos Porto tem acompanhado o trabalho dos operários, que seguem o projeto de reforma preservando a originalidade da bela arquitetura do prédio.

Aprovado pela unanimidade dos acadêmicos, a partir de sua reinauguração o prédio será nomeado como Paço da Cultura Sálvio Dino, em homenagem ao saudoso acadêmico Sálvio Dino, falecido recentemente.

Continue lendo
publicidade Bronze