Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Programa Alfa e Beto assina convênios com 59 prefeituras

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmará convênios, nesta segunda-feira, 25, às 16h, com 59 prefeituras para a implantação do programa Alfa e Beto, que estabelece metas de desempenho a serem atingidas pelos alunos, escolas e redes de ensino. O objetivo é assegurar a efetiva alfabetização das crianças.

A solenidade, que será realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, será presidida pela governadora Roseana Sarney e contará com a participação do secretário de Educação, César Pires, de prefeitos e secretários de Educação dos municípios que participam da parceria.

O programa é uma ação conjunta promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Alfa e Beto e Prefeituras, em benefício da sociedade maranhense. “Esta é uma experiência implementada com êxito em dezenas de municípios em todo o país. No Maranhão, por exemplo, esta metodologia de alfabetização vem sendo desenvolvida com sucesso na gestão do prefeito Luis Fernando Moura da Silva, em São José de Ribamar”, exemplificou o secretário César Pires.

Com a assinatura dos 59 convênios, o programa Alfa e Beto passa integrar a política estadual de educação, adotando uma experiência que vem dando certo para resolver problemas crônicos de alfabetização de alunos maranhenses. A meta do Governo do Estado é universalizar o programa, por meio de um conjunto harmônico, para resolver as deficiências de alfabetização em todos os municípios.

A governadora Roseana Sarney e o secretário César Pires têm priorizado iniciativas que promovam mudanças estruturais da educação. Ele tem reafirmado que um dos principais pilares na luta pela qualidade de educação é a correção da alfabetização dos alunos que, nos moldes atuais, não contribui para a redução dos desníveis de idade/série.

A parceria a ser firmada com as prefeituras objetiva evitar que os alunos cheguem à 5ª série do ensino fundamental com um baixo nível de leitura, evidenciando que não estão alfabetizados e preparados para dar continuidade aos seus estudos.

O Instituto Alfa e Beto é referência nessa área e sua competência é atestada pelo Ministério da Educação. “Ações como esta servem para atrair para o projeto de desenvolvimento do estado iniciativas que estão dando certo para assegurar, verdadeiramente, a qualidade da educação pública no Maranhão”, frisou o secretário.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Medalhista olímpica Rayssa Leal é ovacionada no retorno para casa

Publicado

em

Após se tornar a atleta brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica, a skatista Rayssa Leal, a Fadinha, desembarcou no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (28).

Pouco antes de chegar à cidade natal, Rayssa fez uma publicação nas redes sociais em que anunciou o cancelamento da programação preparada para recepcioná-la na pista de skate onde treinava.

A atleta justifica que o momento ainda não é adequado para aglomerações e aproveitou o comunicado para incentivar que o público se vacine contra a Covid-19.

Após o desembarque em Imperatriz, a Fadinha do Skate fez um desfile em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) pelas principais ruas de Imperatriz .

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo

Maranhão

Lençóis Maranhenses na lista de destinos preferidos em junho, ao lado de Maldivas e Tulum

Publicado

em

Os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos preferidos pelos brasileiros. O crescimento expressivo nas vendas, em junho deste ano, colocou esse destino lado a lado de rotas como Maldivas e a mexicana Tulum.

As informações são do boletim mensal Dados e Cenários Futuros, divulgado nesta semana, pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que responde por cerca de 90% das viagens de lazer negociadas no Brasil.

Para o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, os dados retratam o que tem sido visto nos atrativos turísticos. “A publicação desse estudo, e de matérias no Estadão e Jornal de Brasília, comprovam o que temos visto, as cidades voltando a receber grande número de visitantes, o turismo retomando, de forma gradual e com a procura de destinos de ecoturismo, sol e mar e seguros”, afirmou.

Com a vacinação contra a Covid-19, na capital maranhense, noticiada nacionalmente – São Luís está com mais de 95% da população adulta imunizada com a primeira dose –, o fato acabou levando viajantes ao estado.


“Isso se torna atrativo para que as pessoas nos visitem. O turismo interno continua muito aquecido, e a ocupação tem ficado na média de 70% com picos que chegam a 100% nos Lençóis Maranhenses e excelente procura nos polos São Luís, Delta das Américas e Chapada das Mesas. O Maranhão já tem praticamente 50% da população vacinada com a primeira dose”, pontuou o gestor estadual.

A quantidade de pessoas vacinadas no destino também entrou para a lista de aspectos considerados pelos viajantes na hora de escolher que lugar visitar. Quando a família Santos decidiu o roteiro destas férias de julho, o Maranhão levou a melhor, por um conjunto de fatores; entre eles, o ritmo da imunização no estado.

“A vacinação, minha e do meu marido, ocorreu em junho. Mas, com dois adolescentes em casa, analisamos as regiões com maior avanço da imunização e com lugares ao ar livre e temperaturas altas. Assim, escolhemos os Lençóis Maranhenses”, conta Cássia Ramos dos Santos, que viajou com o marido, Marcelo, e os filhos, Luana e Marcello. “Ficamos fascinados com a beleza do local. As lagoas são perfeitas, e o pôr do sol, na praia ou nas dunas, é um espetáculo”, afirmou.

Antes de voltar para São Paulo, eles dormiram uma noite em São Luís. Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a capital tem recebido mais moradores de outras regiões do Brasil. Em junho, 58% dos turistas da cidade saíram do Sul e do Sudeste, enquanto o Nordeste enviou 25% dos visitantes.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze