- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Projeto Diques da Baixada e Barragem de Cajari será apresentado na AL

Mais Lidas

O Projeto Diques da Baixada e Barragem de Cajari será apresentado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) na Assembléia Legislativa do Maranhão, durante a Sessão Especial “Desenvolvimento para a Baixada Maranhense”. No evento, que acontecerá nesta segunda-feira (16), às 15h, no Plenário Nagib Haickel, haverá a solenidade de posse da Coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Maranhense.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, foi convidado pelo presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo e, juntamente com o cientista em Ciências Ambientais, Márcio Vaz, apresentará o projeto Diques da Baixada e Barragem do Cajari.

Cláudio Azevedo informou que está sendo criado um comitê gestor para a viabilização do projeto Diques da Baixada. Já foram realizadas, segundo ele, diversas reuniões sobre o assunto, que contaram com as presenças do vice-governador Washington Luiz Oliveira, secretários de Estado, deputados e gestores da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa).  “Estivemos em Brasília, no Ministério da Integração Nacional e na presidência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), que deve estabelecer uma unidade regional no Maranhão e ajudar a mobilizar recursos”, explicou o secretário.

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 60 km de diques de cerca de 2m de altura que farão a contenção da água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses. Atualmente, esse prazo pode ser de até quatro meses.

Com a retenção da água doce serão viabilizados projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e será, ainda, evitado o problema de enchentes que deixa milhares de moradores da região desabrigados todos os anos.

De acordo com o secretário, é preciso ampliar o projeto de construção dos diques com ações de desenvolvimento de cadeias produtivas e sociais. “A governadora Roseana Sarney tem interesse em resolver o problema da região e estamos trabalhando para isso”, declarou Cláudio Azevedo.

Barragem

O outro projeto que será apresentado na Assembléia Legislativa consiste na construção de uma barragem no Rio Maracu, na cidade de Cajari. A construção da barragem impedirá a salinização crescente do Lago de Viana durante a estação seca que se estende de agosto a dezembro, e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade hídrica para os municípios de Viana, Cajari e Penalva.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias