Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Pronto Atendimento do Anjo da Guarda será entregue ainda este mês

Publicado

em

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda, localizada em frente à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), foi vistoriado na manhã desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad . A obra, que começou no início do ano, já está em fase de acabamento e será entregue no final deste mês. Ricardo Murad, juntamente com o secretário-adjunto de Administração e Finanças, Fernando Neves; o secretário-adjunto de Saneamento, Jorge Mendes; e engenheiros da Secretaria verificaram o andamento da construção da UPA.

O projeto UPA 24h é uma iniciativa do governo federal, em parceria com o governo estadual, para reorganizar o fluxo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Elas oferecem assistência de urgência 24h e ajudam a desafogar os prontos-socorros dos hospitais, reduzindo as filas. Além do Anjo da Guarda, o bairro Vila Luizão, em São Luís, e os municípios de Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon e São João dos Patos também receberão uma UPA, construídas com recursos dos governos federal e estadual. Já para as UPAs do Vinhais e da Cidade Operária estão sendo injetados somente recursos do Tesouro Estadual.

O secretário destacou que a construção da unidade do Anjo da Guarda está sendo feita com tecnologia inovadora, com estrutura formada por painéis isotérmicos, feitos de aço e revestidos de isopor. Esse material, usado na construção da UPA de São Bernardo do Campo, em São Paulo, permite que haja uma redução de até 75% do tempo para a construção. Com o uso das chamadas placas isotérmicas, o prédio fica mais resistente, a obra termina mais rápido, fica mais barata e não prejudica o meio ambiente. “As placas fazem uma redução de 50% no consumo de energia do prédio”, destacou Jorge Mendes.

O material usado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta construção a coloca na categoria de “unidade limpa”, pois o acabamento dos prédios, usando cantoneiras boleadas, evita o acúmulo de sujeira.

A UPA do Anjo da Guarda, que possui 1.300 metros quadrados, oferecerá serviços de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para enfarte ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h.

A obra recebeu ainda a visita do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que adotará o mesmo material para as construções na área da saúde no município. “Esse material torna a obra muito mais prática e limpa”, concluiu o secretário. (Foto: Nestor Bezerra)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Salário de servidores municipais será pago nesta segunda, 2

Publicado

em

A Prefeitura de Açailândia, na região Tocantina, através da Secretaria de Economia e Finanças, anunciou, a liberação da folha salarial dos servidores municipais referente ao mês de julho, que será paga na segunda, dia 2.

O pagamento aquece a economia local e assegura aos servidores o poder de compra.

Continue lendo

Maranhão

Navio é colocado em quarentena após tripulante testar para a Covid-19 no Maranhão

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (29) que monitora a tripulação a tripulação do navio ‘MV Pipit Arrow’, após um dos tripulantes testar positivo para a Covid-19. A embarcação está atracada em uma área de fundeio na Baía de São Marcos, no litoral de São Luís.

O navio, que tem bandeira do Panamá, saiu da Bahia e chegou a São Luís em 19 de julho. Após a notificação suspeita do caso, a Anvisa foi notificada e determinou o isolamento do tripulante e a embarcação foi colocada em quarentena.

O nome e a nacionalidade do homem não foi identificada. Até o momento, não foi confirmado se o tripulante foi infectado com algum tipo de variante do novo coronavírus.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA DO MARANHÃO: Conselho Tutelar precisa passar por melhorias

Publicado

em

O promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, que responde pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, inspecionou, na terça-feira, 27, o Conselho Tutelar da cidade. Acompanharam a vistoria secretária de Assistência Social de Açailândia, Arly Brenda Lima Franco Jardim, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, incluindo a presidente Maria Valdirene Fernandes da Costa.

Na ocasião, foi constatado que o prédio do Conselho necessita de algumas melhorias, assim como o veículo pertencente ao referido órgão.

Foi discutida também a efetivação do Plano Municipal da Primeira Infância no Município, plano intersetorial que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).

Outro tema tratado foi a implantação do Sipia no Conselho Tutelar, sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Igualmente foi abordado o treinamento dos integrantes da rede de proteção acerca da escuta especializada, procedimento de entrevista previsto na Lei Federal n. 13.431/17, sobre possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze