Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: PT aprova participação no governo de Roseana Sarney

Publicado

em

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou ontem, sexta-feira,23, com o voto favorável de 27 dos seus 51 membros, a participação oficial da legenda no governo Roseana Sarney (PMDB). A decisão formaliza a parceria administrativa que já existia na prática desde a posse de Roseana, em abril de 2009.

A decisão de aprovar a aliança administrativa nada tem a ver com coligação partidária entre PT e PMDB para as eleições de 2010. É mais um indicativo, no entanto, de que o partido caminha para formalizar também o apoio político à governadora, embora o Encontro de Tática Eleitoral do PT, realizado em março deste ano, tenha decidido – por frágil maioria – indicar a aliança da legenda com o PCdoB, que pode ser modificada até a convenção partidária, no mês de junho.

Nomeados

O PT tem hoje três secretários no governo Roseana Sarney, mas participa da administração desde abril de 2009, quando José Antonio Heluy foi nomeado titular da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária. Não-oficial, a presença de José Heluy gerou questionamentos da ala que até então comandava a legenda no Maranhão, mas foi aceita pela Executiva Nacional do PT.

Os dois outros secretários petistas assumiram este ano com a reforma administrativa originada pela saída dos secretários que irão disputar as eleições de outubro. O professor Anselmo Raposo assumiu a Secretaria de Educação. Para a pasta do Desenvolvimento Social, foi indicado o sindicalista Edmilson Santos. “Pela primeira vez o PT tem a oportunidade de ter uma participação importante no poder”, destacou o ex-deputado federal Washington Oliveira.

A aprovação da participação oficial do PT no governo mostra também que a decisão do Encontro de Tática Eleitoral foi sazonal e que a maioria do partido – embora rachada – quer a aliança com o PMDB. A opção pela aliança com o PCdoB está sendo questionada no diretório nacional, por suspeita de irregularidade.

Caso decida pela aliança com o PMDB, o PT poderá ter, além das três secretarias, o candidato a vice-governador ou a senador do grupo liderado por Roseana, uma participação política nunca experimentada pela legenda no Maranhão. A polêmica em torno da aliança eleitoral do PT deve durar até as convenções de junho. (iMirante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial diz que tiro em médico foi acidental e provocado por desavença com amigo

Publicado

em

Momento em que Adonias sai da delegacia para fazer exame de corpo de delito

Após ser preso, na noite desta terça 27, o policial militar Adonias Sadda, acusado de matar o médico, Bruno Calaça, de 23 anos, na madrugada da última segunda, 26, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, foi levado para prestar depoimento na delegacia, depois conduzido para exame de corpo de delito e colocado a cela do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Nesta quarta, 28, ele deve ser ouvido novamente pelo delegado Praxisteles Martins e detalhar sua versão.

Após ser preso, o militar disse que o tiro foi acidental e relatou que antes do crime, aconteceu uma desavença entre um de seus amigos que aparece nas imagens da câmera de segurança no momento do crime e o médico.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Medalhista olímpica Rayssa Leal é ovacionada no retorno para casa

Publicado

em

Após se tornar a atleta brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica, a skatista Rayssa Leal, a Fadinha, desembarcou no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (28).

Pouco antes de chegar à cidade natal, Rayssa fez uma publicação nas redes sociais em que anunciou o cancelamento da programação preparada para recepcioná-la na pista de skate onde treinava.

A atleta justifica que o momento ainda não é adequado para aglomerações e aproveitou o comunicado para incentivar que o público se vacine contra a Covid-19.

Após o desembarque em Imperatriz, a Fadinha do Skate fez um desfile em cima de uma viatura do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) pelas principais ruas de Imperatriz .

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico é preso

Publicado

em

A Polícia Militar do estado do Maranhão, executou no começo da noite desta terça, 27, a prisão do policial, Adonias Sadda, acusado de matar na madrugada desta segunda, 26, em uma festa do setor Beira Rio, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão, o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos.

A informação foi oficializada, diretamente pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, “Informo que o soldado Adonias Sadda acaba de ser preso na cidade de Imperatriz. Nesse momento, ele está sendo conduzido para a Delegacia Regional”

Sadda estava escondido em uma casa no bairro Bacuri, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, na residência do seu advogado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze