Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Realizada capacitação para gestores de saúde

Publicado

em

Dezoitos gestores regionais de saúde participaram, esta semana, no Hotel Premier, em São Luís, de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As gerências regionais representam o Governo do Estado na região, fiscalizando e acompanhando os trabalhos desenvolvidos nos municípios. 

Segundo explicou a gestora das regionais de Saúde, Ilania Sandra Teles de Sousa, esta foi a primeira de uma série de reuniões que serão desenvolvidas ao longo deste ano. “Capacitando os regionais nos diversos aspectos burocráticos, estamos ajudando os gestores dos 217 municípios a melhorar os indicadores de saúde em todo o estado”.

Participaram do encontro, que teve início na segunda e foi encerrado nesta quinta-feira, 27, as regionais de saúde de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Chapadinha, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Viana e Zé Doca.

Eles puderam trocar experiências e receber informações sobre as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, prestação de contas, Conselho Estadual de Saúde, serviços de média e alta complexidade e atenção básica em saúde. Para o gestor de saúde de Pedreiras, Eduardo Matias, a capacitação contribui para facilitar os trabalhos junto aos prefeitos e secretários municipais de saúde. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer melhor as normas do Ministério da Saúde e, assim, teremos maiores subsídios para assessorar os municípios”.

Ronaldo Pereira de Freitas, gestor de Presidente Dutra, afirmou que a capacitação possibilitou, além da troca de experiência, maior conhecimento na viabilização dos projetos de saúde. “Somos parceiros dos municípios nos trabalhos de fiscalização e busca de recursos para melhorar os serviços de saúde no estado”. Antonio Moizaniel, da regional de Itapecuru, disse que a capacitação estimula os gestores a buscar novas práticas de trabalho. “É importante porque pudemos esclarecer dúvidas sobre planejamento, orçamento e projetos ofertados pelo Ministério da Saúde e que não estão sendo implantados nos municípios”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Com vitória de Braide em São Luís, Josivaldo JP vai assumir cadeira de deputado federal

Publicado

em

A vitória de Eduardo Braide (PODEMOS), para prefeito de São Luís, capital do Maranhão, neste domingo, 29, derrotando Duarte Júnior (REPUBLICANOS), beneficiou também o empresário imperatrizense, Josivaldo JP, que é primeiro suplente de deputado federal pela Coligação PMN/PHS, constituída na eleição de 2018.

A referida coligação acabou elegendo dois deputados federias, Braide e Pastor Gildenemyr, ambos do PMN na época. Braide mudou para o PODEMOS, onde se elegeu prefeito.

Josivaldo JP que acabou se tornando um dos principais interessados na vitória de Braide na capital, vai agora assumir a titularidade do mandato, com a renúncia de Braide, para assumir o comando da Prefeitura de São Luís.

Josivaldo teve 23.113 e disputou a eleição pelo PHS.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Imagem inusitada nas Quatro Bocas

Publicado

em

Nesta noite de sábado, 29, uma cena chamou atenção dos frequentadores da região das Quatro Bocas, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no estado do Maranhão.

Uma mulher foi vista comendo panelada, uma comida tradicional da região, em trajes, digamos, bem à vontade. Depois de comer, a mulher embarcou em um mototáxi e foi embora.

Continue lendo

Maranhão

Flávio Dino solicita antecipação da campanha de vacinação da gripe no Maranhão

Publicado

em

Na última reunião do ano do Conselho Nacional da Amazônia Legal, nesta quinta-feira (26), o governador Flávio Dino solicitou ao presidente do Conselho e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que seja antecipada a campanha de vacinação da gripe (influenza). 

“No Maranhão começou o período de chuvas e as síndromes gripais começam a aparecer. É muito importante antecipar a vacina da gripe para proporcionar melhores condições operacionais no combate ao coronavírus e à influenza”, disse o governador. 

Meio Ambiente

Na reunião virtual, o governador divulgou ainda que em 2020, o Maranhão apresentou um menor número de queimadas, quando comparado com o ano anterior. “Agora, aqui no Maranhão, as queimadas começam fortemente a declinar. O nosso indicador de 2020 foi menor que o 2019 e ficou abaixo média histórica do Maranhão, no que se refere a queimadas, focos de incêndio”, disse o governador ao ressaltar a atuação do Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros e secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com produtores e agricultores de todo o estado. 

Outro tema abordado durante o encontro foi o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O Maranhão já concluiu todo o zoneamento do Bioma Amazônico e está em fase de execução do bioma Cerrado-Costeiro. “Até meados de 2021 teremos 100% do território com maranhense com o ZEE aprovado em lei na Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Dino. 

O governador questionou ainda sobre o repasse de recursos do Fundo da Amazônia e sugeriu a temática da bioeconomia, com maior sinergia entre setor público e o privado. “No Maranhão nós temos muitas possibilidades de arranjos produtivos significativos e ter um PPP da produção, da bioeconomia, seria uma boa oportunidade para geração de trabalho no estado”, finalizou o governador.

Continue lendo
publicidade Bronze