Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Região Tocantina recebe doses da vacina contra Gripe A

Publicado

em

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já iniciou o processo de distribuição da vacina contra Gripe A (H1N1) para as 17 unidades regionais de Saúde em todo o estado. A vacinação no interior maranhense começa segunda-feira, 22. Nos municípios localizados na Ilha de São Luis, o trabalho de imunização já está em andamento.

Na Unidade Regional do Tocantins (Imperatriz), cerca de 215 mil doses da vacina, deverão ser aplicadas na população, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

As vacinas chegaram a Imperatriz na madrugada de sábado, 20, transportadas por caminhões frigoríficos, em caixas térmicas com termômetros. No domingo, 21, começaram a ser encaminhadas aos 14 municípios integrantes da Regional da SES na região. A informação foi prestada pelo Gestor Regional de Saúde, Rênio Pereira e pela coordenadora de Distribuição de Vacinas, Socorro Ribeiro.

“Estamos trabalhando para cumprir as metas determinadas pela secretaria estadual de Saúde e para alcançarmos um índice satisfatório, dentro da cobertura vacinal”, enfatizou Pereira.

Na Regional da Região Tocantina, as doses da vacina estarão a disposição da comunidade a partir desta terça-feira, 23, em todos os postos de saúde das cidades de Imperatriz, Amarante do Maranhão, Buritirana, Senador La Rocque, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Campestre do Maranhão, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito e Lajeado Velho, sempre no horário das 8h às 17h.

O primeiro grupo a ser vacinado, é o de mulheres grávidas, crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1° dose) e pessoas acometidas de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e cardíacos, entre outras.

As grávidas, inseridas no grupo de risco e de maior incidência registrado no Maranhão, tem prioridade no atendimento, mas, todas aqueles incluídos na primeira etapa da vacinação, receberão a dose contra a doença.

De acordo com Socorro Ribeiro, cerca de 8.600 doses da vacina já foram aplicadas nas cidades da Região do Tocantins, sendo imunizados os profissionais da área de saúde que integram o grupo de risco de contaminação.

“Somente em Imperatriz, foram 3.500 pessoas vacinadas contra o vírus H1N1, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Além disso, os índios das aldeias próximas receberam a dose. Agora, vamos partir para as próximas etapas da vacinação, contemplando a população devidamente distribuída em faixas etárias”, explicou Socorro Ribeiro.

A equipe de estratégia de vacinação em Imperatriz definiu a linha de ação para desenvolver o trabalho contra a Gripe A na região. Nesta segunda-feira, 22, uma reunião com as equipes de imunização dos municípios da regional vai orientar cada um dos atores envolvidos no processo, sobre os procedimentos a serem seguidos com relação a distribuição e manejo da vacina e a forma de mobilização do público.

“Estivemos em São Luis semana passada e recebemos todas as orientações no treinamento em Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Manejo Clínico da Síndrome Respiratória Aguda Grave e vamos repassar todas essas informações aos nossos técnicos e colaboradores”, explicou o Gestor da Unidade do Tocantins, Rênio Pereira.

Até o momento, a Regional do Tocantins (Imperatriz), notificou 4 casos da doença, sendo as pessoas residentes nos municípios de Açailândia (1), Estreito (1), Esperantina/TO (1) e Fortaleza/CE (1).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

Em cemitério no Maranhão, corpo de mulher é encontrado nu e com cabeça esmagada

Publicado

em

Uma jovem de 22 anos foi encontrada morta dentro de um cemitério na cidade de São Mateus do Maranhão, a 193 km de São Luís, nesse domingo (16). De acordo com a polícia, a vítima estava nua e com a cabeça esmagada.

Segundo informações preliminares, a jovem estava em uma festa da cidade, saiu do local por volta de meia-noite de domingo e não foi mais vista. O corpo da vítima foi encontrado com suspeita de violência sexual. Uma cruz de madeira pode ter sido usada no crime.


Ainda de acordo com a polícia, até o momento, não há informações sobre a autoria e motivação do crime. No entanto, um homem foi encontrado com a bolsa e o celular da vítima ainda no domingo. Encaminhado para a delegacia, ele afirmou que era amigo dela e que ficava com os pertences da amiga quando ela estava muito bêbada. O homem também disse à polícia que saiu da festa na companhia da jovem e a deixou bem perto de casa.

O suposto amigo da vítima ainda alegou que só não deixou ela dentro da residência, porque a mãe da vítima poderia brigar. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal de São Luís, onde será periciado. O caso segue sendo investigado.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista atropela família na rua e menina de 12 anos morre

Publicado

em

Na noite de sábado, 15, um motorista em alta velocidade atropelou uma família e causou a morte de Eloísa Santos Costa, de 12 anos, em Imperatriz, no sul do Maranhão. Segundo a polícia, o caso foi registrado na Rua 5, no bairro Vila Ipiranga.

O pai, Rômulo Sousa, estava andando de bicicleta e carregava o seu filho, Augusto Santos, de 1 ano de idade. Ao seu lado estava a filha Eloísa, que andava de patins. Repentinamente, um motorista em alta velocidade saiu de uma curva, bateu no meio fio e atropelou os três.


Eloísa morreu ainda no local. Já o motorista não prestou socorro e fugiu. O carro usado no acidente foi encontrado abandonado na Vila Cafeteira, horas depois.

O pai e o bebê foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Imperatriz, onde seguem internados. O motorista que causou o acidente já foi identificado, mas segue foragido.

Continue lendo

Maranhão

Sampaio vence Moto Club e abre vantagem na final do Maranhense 2021

Publicado

em

Deu Sampaio Corrêa na partida de ida da final do Campeonato Maranhense! Em Superclássico realizado no Estádio Castelão, o Tricolor derrotou o Moto Club por 1 a 0, com gol do atacante Ciel, e deu um passo importante em busca do 35º título estadual.

Disposto a encerrar a seca de gols, o Sampaio Corrêa foi ao ataque no início do Superclássico e abriu o placar aos 11 minutos, com Ciel, aproveitando cruzamento do lateral Sávio. Mesmo em vantagem, o Tricolor manteve a pressão sobre o Moto, aproveitando principalmente as jogadas pela ponta-direita com Pimentinha, que arriscou duas finalizações e parou em boas defesas de Joanderson.


Depois de um primeiro tempo abaixo das expectativas, o Moto Club melhorou de produção na etapa final e criou boas oportunidades diante de um Sampaio Corrêa mais retraído, que não conseguia explorar os contragolpes. Negueba, aos 39 minutos, teve a melhor chance do Papão, mas parou em uma grande defesa de Mota, que garantiu a vitória tricolor no Superclássico.

Com a vitória na partida de ida, o Sampaio Corrêa está a uma nova vitória ou um empate de conquistar o título maranhense, enquanto o Moto Club terá de derrotar o rival por dois ou mais gols de diferença para ser campeão. Uma vitória do Papão por um gol de diferença, por sua vez, leva a decisão para os pênaltis. Moto e Sampaio voltam a se enfrentar no próximo domingo (23), às 10h, no Estádio Castelão. (Foto: Andriolli Araújo)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze